3º ENCONTRO REGIONAL DOS ADVOGADOS EM TAUBATÉ


02/10/2007

O evento reuniu advogados de Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.


Durante o 3º Encontro Regional dos Advogados, realizado nos dias 28 e 29  de setembro em Taubaté com os advogados do Vale do Paraíba e Litoral Norte, a presidente da Subsecção de Campos do Jordão,  Heloisa Helena Rabelo,entregou ao presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D´ Urso, a Lei de doação da prefeitura de Campos do Jordão de área de 30 mil m2 destinada à  construção da colônia de férias da OAB SP. “ Já temos a colônia do Rio Paraná, em Três Fronteiras,  e estamos estudando propostas para construir esta segunda  colônia para atender a advocacia”, ressaltou o presidente.

 

Segundo o secretário-geral adjunto e coordenador do evento,  José Maria Dias Neto, os encontros regionais constituem uma oportunidade de trabalho e congraçamento da classe, estando a diretoria da Seccional à disposição de todos, o que contribui para o fortalecimento da atuação das Subsecções. Na abertura do encontro, o presidente anfitrião, Paulo de Paula Rosa, da Subsecção de Taubaté, homenageou o conselheiro federal, Luiz Eduardo Moura, e afirmou  ter uma dívida com a OAB. “ Durante a ditadura militar fui defendido por Raimundo Paschoal Barbosa e fiquei preservado como cidadão e advogado”, disse.

 

Na sexta-feira ( 27/9) foi realizada, na Casa do Advogado de Taubaté, a reunião de trabalho  com as diretorias da Seccional , da Caasp e das subsecções para discutir questões administrativas. Participaram a vice-presidente, Márcia Regina Machado Melaré, o diretor-tesoureiro, Marcos da Costa , a conselheira e diretora adjunta da Mulher Advogada, Tallulah Carvalho e toda a Diretoria da Caasp – Sidney Uliris Bortolato Alves(presidente), Kozo Denda (vice), Luis Ricardo Marcondes Martins (secretário adjunto), Célio Bitencourt (tesoureiro).“ Os encontros regionais são extremamente positivos porque permitem que questões administrativas sejam resolvidas sem a necessidade do requerimento, com celeridade e estou muito contente de estar aqui no Vale do Paraíba com esta pujante advocacia”, comentou D´Uso.

 

No sábado (28/9), a reunião foi aberta a toda advocacia do Vale do Paraíba e Litoral Norte , na sede da Associação da Polícia Militar.  A principal palestra foi ministrada pelo conselheiro JB Oliveira, presidente da comissão de Relações Corporativas de Institucional e presidente da API. Segundo ele , o advogado desenvolve, tanto a comunicação forense – técnica-jurídica para o público especializado no âmbito dos foros, como a jurídica, para explicar ao leigo seus direitos. “ O advogado tem de ser eficaz – obter resultado na postulação do direito do cidadão”, comentou. Também responderam perguntas da Advocacia,  o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Fábio Romeu Canton Filho ; o diretor cultural Umberto Borges D´Urso, o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB SP, Sergei Cobra Arbex, a presidente da Comissão da Mulher Advogada e presidente da Lapa, Helena Diniz ; Nelson Alexandre, do projeto OAB SP Vai à Escola, Yara Medeiros, da Comissão do Exercício Profissional, Ana Vieira, coordenadora da ESA, entre outros.

 

Paralelamente ao encontro, o conselheiro  Luiz Antonio  Ignácio, presidente da Comissão de Assistência Judiciária, reuniu os coordenadores da Assistência junto às Subsecções  para aprimorar este tipo  prestação, que nos últimos anos atendeu quase um milhão de carentes.  “ Consiste numa troca de sugestões para adequação e uniformização do serviço . Também ajuda a  tirar a dúvidas, sendo que a maioria recai sobre a triagem do pretendente à Assistência Judiciária gratuita para aferir seu estado de carência, que deveria ser realizada por um assistente social, mas acaba ficando a cargo do  advogado”, ressalta Ignácio.