OAB SP PARTICIPA DO DIA DO POLICIAL CIVIL


04/10/2007


O presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-SP, Leandro Godines do Amaral, representando o presidente da entidade, Luiz Flávio Borges D’Urso, participou no domingo (30/9), Dia do Policial Civil, na Academia de Polícia de São Paulo, de solenidade para homenagear os policiais que por coragem e dedicação deram suas vidas no combate à criminalidade. Cerca de 250 pessoas compareceram ao evento, lotando o Átrio da Academia.

 

Participaram da cerimônia o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Ronaldo Marzagão; o delegado geral da Polícia Civil, Maurício José Lemos Freire; do secretário-adjunto da Segurança Pública de SP, Lauro Malheiros Neto; o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli, e o comandante-geral da Polícia Militar, Roberto Antonio Diniz, além deputados federais e estaduais, vereadores, presidentes de sindicatos, associações e entidades ligadas à Polícia Civil.

 

O evento contou ainda com a participação da Banda de Música do Comando Militar do Sudeste, do 2º Batalhão de Polícia do Exército, para a execução do Hino Nacional Brasileiro. Também esteve presente o Coral do Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo). Foram entregues placas de prata aos familiares dos policiais civis que, no cumprimento do dever, perderam a vida. Um dos momentos de comoção no evento foi quando  a banda executou o Hino da Polícia Civil, houve também uma apresentação em vídeo e realizou-se a entrega da láurea “Policial do Mês”, com ressoar dos sinos, junto aos sete tiros disparados para o alto.

 

Entre outros, o Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), recebeu homenagem em função do trabalho investigatório realizado por policiais civis do SIG (Setor de Investigações Gerais) da 4ª Delegacia Seccional de Polícia. Como resultado da investigação que durou cinco meses, houve a “Operação Zona Norte contra o Crime Organizado”, iniciada com os atentados ocorridos em maio de 2006. Na ação, foram presos diversos marginais, apreendidos dinheiro, veículos, armas de fogo e munições.

 

O Deinter-3 (Departamento de Polícia Judiciário do Interior-3), foi homenageado devido ao trabalho realizado em janeiro deste ano, por policiais civis das Delegacias de Polícia dos Municípios de Fernando Prestes e Cândido Rodrigues. Eles se empenharam nos trabalhos de salvamento (resgate e busca de desaparecidos) e atendimento aos desabrigados (campanhas de donativos), em decorrência das fortes chuvas no município de Fernando Prestes.