SÃO PAULO VAI GANHAR 5 FÓRUNS DIGITALIZADOS


24/10/2007

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo espera implantar até o final deste ano mais cinco fóruns digitais, no Butantã, em Buri, Pirangi, Salto de Pirapora e Arthur Nogueira.

Segundo o Tribunal, a digitalização dos processos deve acelerar em 70% qualquer tipo de litígio, em especial na área cível. O Fórum Regional Nossa Senhora do Ó, o primeiro a ser implantado, aberto em 2 de julho para o público, diminuiu o tempo de espera para a solução do problema de um a dois anos para três meses. Em outubro, mais dois fóruns foram inaugurados: em Nazaré Paulista e Ouroeste. Para a instalação dos fóruns, o Tribunal de Justiça encaminha um projeto de lei para a Assembléia Legislativa solicitando a instalação. Após a aprovação, o projeto é transformado em Lei.

"Os novos fóruns digitais constituem  um passo para o futuro, no qual a tramitação do papel dará lugar à tramitação eletrônica. Os advogados poderão peticionar pela Internet; fazer consulta pela interne e ter acesso à  íntegra das decisões publicadas eletronicamente. Mais importante: a morosidade tende a diminuir , assim como a angústia dos operadores do direito ", afirmou o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso.