OAB SP E ADVB LANÇAM NA CÂMARA MUNICIPAL ABERTURA DAS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO À BANDEIRA


14/11/2007

O evento será no plenário da Câmara Municipal de São Paulo, às 15 horas.

A OAB SP e ADVB  participam na próxima quarta-feira (21/11), às 15 horas, na Câmara Municipal de São Paulo, de  sessão solene, que estará abrindo  as Comemorações   do CENTENÁRIO DA FESTA À BANDEIRA  NACIONAL, que acontece no dia 19 de novembro de 2008, com promoção das duas entidades.

 Instituída em 1889, a Bandeira Brasileira só passou a ser comemorada a partir de 1908, quando uma Comissão de notáveis, dentre eles Lauro Sodré, Alípio Bandeira e Olavo Bilac, propôs que o pavilhão nacional fosse condignamente festejado. A solenidade conta com o apoio do presidente do Legislativo Municipal , Antonio Carlos Rodrigues, e do vereador  Ademir da Guia.

 “ No ano  que antecede à data comemorativa iremos realizar uma  série de atividades,  tendo a Bandeira Brasileira como tema, como exposições de Bandeiras históricas, caminhadas, seminários,  concursos de fotos, cinema  e literatura.  Queremos mobilizar o país em torno da bandeira e do sentimento de brasilidade”, diz o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso.

 

“Na ocasião, as entidades vão  manifestar apoio ao projeto de lei de autoria do vereador Ademir da Guia, já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, que estabelece a obrigatoriedade de reprodução do símbolo da Bandeira Nacional nos uniformes dos estudantes das escolas municipais”, ressalta o presidente da Comissão de Relações Corporativas e Institucionais da OAB SP, J. B. Oliveira.

 

O projeto da Bandeira Brasileira,  de autoria de Raimundo Teixeira Mendes, assessorado pelo astrônomo  Manuel Pereira Reis e pelo pintor Décio Vilares, foi  inspirada na bandeira do império, que havia sido desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret. O dístico positivista “ Ordem e Progresso” foi sugerido por Benjamim Constant a Teixeira Mendes, que na íntegra expressava “ O amar por princípio, a ordem por base, o progresso por fim”.  As constelações da bandeira correspondem ao aspecto do céu, na Cidade do Rio de Janeiro,  do dia 15 de novembro de 1889, vista fora da esfera celeste.