CAMPANHA ARRECADA 10 MIL BRINQUEDOS


06/12/2007

 

Em três meses, um desafio colocado aos advogados do Estado de São Paulo pela Comissão de Ação Social da OAB-SP, em parceria com a CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), resultou na arrecadação de 9.890 brinquedos, além de cerca de quatro mil revistas em quadrinhos, que serão doados a entidades assistenciais cadastradas na Ordem ou indicadas pelas Subsecções em suas respectivas regiões. A Campanha do Brinquedo-2007 movimentou grande parte dos advogados paulistas, os três mil funcionários da OAB-SP e centenas de voluntários e seus organizadores prometem duplicar o volume de arrecadação para o próximo ano.

 

A cerimônia de premiação aos vencedores, aberta pelo presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, ocorreu nesta quarta-feira (5/12), reuniu dezenas de pessoas no Salão Nobre da Ordem, que contou com a apresentação do coral infanto-juvenil das Obras Sociais Dom Bosco de Itaquera. Os ganhadores receberam um troféu transitório inspirado no Ursinho Sol, um bicho-de-pelúcia doado incidentalmente durante a última campanha do agasalho promovida pela OAB, nos meses de junho/julho, e transformado em mascote para a gincana de arrecadação de brinquedos. Na categoria ‘Comissões’, venceu a Comissão OAB Vai à Faculdade. A Subsecção de Itapetininga levou a troféu na categoria ‘Subsecções do Interior’. São Bernardo do Campo foi a campeã na categoria ‘Subseções de SP e Grande SP’.

 

O presidente da OAB-SP destacou a importância das campanhas promovidas pela Comissão de Ação Social, que tem difundido entre os advogados o espírito da solidariedade e do voluntariado, que aproximam cada mais a classe da sociedade. “Temos uma sinergia positiva, de esperança e alegria. Foi o que aconteceu durante toda a campanha, quando todos tiveram a oportunidade de ver uma mão estendida entregando um brinquedo, que cristaliza o espírito de doação e de fraternidade. O resultado nos deixa satisfeito ao constatar que podemos fazer alguma coisa para o próximo, porque fazer para a advocacia é o nosso dia-a-dia e quando transpassamos esses limites, movidos pela solidariedade, é recompensador”, avalia D’Urso.    

 

Com o slogan “Solidariedade é fazer uma criança feliz. Doe um brinquedo e ganhe um sorriso”, a campanha atingiu seus propósitos pela forma como ocorreu: uma gincana competitiva valendo um troféu, para motivar os participantes a arrecadar o maior número de brinquedos, conforme a presidente da Comissão de Ação Social da OAB-SP - Lígia Roxo. “Encerramos apenas a fase da competição, mas continua a arrecadação dos brinquedos, que serão doados neste período pré-festas natalinas para instituições beneficentes das próprias regiões ou bairros onde foram arrecadados, em especial creches e casas de amparo a crianças”, enfatiza Lígia Roxo.

 

Kozo Denda, vice-presidente da CAASP e um dos idealizadores da campanha, destacou o compromisso da entidade, que é o braço assistencial da Ordem paulista, para o sucesso da campanha. “A participação dos profissionais demonstrou a sinergia que existe em toda a classe. Esta, que tem como escopo levar um pouco de carinho a crianças necessitadas não será ampliada nos próximos anos, até envolver todos os advogados de São Paulo, Será mais um desafio”, afirma. Os vencedores receberam um troféu transitório que ficará em posse do premiado por um ano. Em 2008, no lançamento da nova campanha, deverá retornar para a OAB-SP e será novamente colocado em disputa.

 

Para o diretor do Departamento de Cultura e Eventos da OAB-SP, Umberto Luiz Borges D’Urso, mais uma vez a classe dos advogados paulistas está desempenhando sua função de amparo à população mais carente. “Trata-se de mais uma iniciativa importante que envolveu diversas comissões na organização e na execução, com plena interação com membros, evidenciando um trabalho de cunho assistencial que vimos realizando com sucesso. Além da campanha do agasalho, que se tornou um marco desta gestão, e as campanhas do leite, temos agora essa nova empreitada, um gesto solidário de levar um brinquedo a quem tem o direito de ter um pouco da sua infância. Nossa meta será aumentar o número de brinquedos arrecadados beneficiando um número cada vez mais de crianças”, analisa.  

 

Além do presidente Luiz Flávio Borges D’Urso, compuseram a Mesa Diretora da solenidade, Ligia Roxo, presidente da Comissão de Ação Social; Kozo Denda, vice-presidente da CAASP; Marcos da Costa, diretor-tesoureiro da OAB-SP; Umberto Luiz Borges D’Urso, diretor Cultural e conselheiro seccional; Raimundo Hermes Barbosa, conselheiro federal da OAB-SP; Jorge do Nascimento, conselheiro seccional; Ricardo Hasson Sayegh, conselheiro seccional e presidente da Comissão OAB Vai à Faculdade; Rui Augusto Martins, conselheiro seccional; Luis Ricardo Marcondes Martins, secretário-geral CAASP; Pedro Eeiti Kuroki, diretor de Serviços ao Advogado da CAASP; Helena Maria Diniz, presidente da Subsecção da Lapa e presidente da Comissão da Mulher Advogada; e o padre Rosalvino Mourán, diretor das Obras Sociais Dom Bosco de Itaquera.

 

A extensão da Mesa Diretora coube a Judileu José da Silva Junior, presidente da Subsecção do Ipiranga; Ricardo Lopes De Oliveira, presidente da Subsecção de Itapetininga; Uriel Carlos Aleixo, presidente da Subsecção de São Bernardo do Campo; Márcia Expósito, vice-presidente da Subsecção de Pinheiros; Hélio Gustavo Alves, presidente da Comissão do Jovem Advogado; e Clarice D’Urso, secretaria-executiva da Comissão da Mulher Advogada.