AGENDA CULTURAL DE FEVEREIRO


29/01/2008

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP divulga as palestras do mês de fevereiro.

Direito Aeronáutico

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove a palestra “Do Espaço, Aéreo e seu Uso para Fins Aeronáuticos”, no dia 14 de fevereiro, às 19h,  no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1º andar). Os expositores serão Marcos Lessa, advogado, pós-graduado em Direito Constitucional e Administrativo pela EPD, especialista em controle de tráfego áereo pela Escola de Especialistas da Aeronáutica, consultor da Organização de Avaliação Civil Internacional, vice-presidente da Comissão de Resgate da Memória e membro efetivo da Comissão de Direito Aeronáutico da OAB SP; Adriano da Silva, bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Processual Civil, piloto comercial de avião, especialista em controle de tráfego aéreo, instrutor no Instituto de Controle de Espaço Aéreo, formado pelo curso de formação de instrutores da TAM; e Renato Covelo, advogado e presidente da Comissão de Direito Aeronáutico da OAB SP. Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de um kit escolar contendo um caderno, uma régua, duas borrachas, duas canetas e dois lápis.

 

 Erro Médico

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP apresenta a palestra “Responsabilidade Civil por Erro Médico”, no dia 20 de fevereiro, às 9h30, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1º andar). O expositor será Nehemias Domingos de Melo, advogado, especialista em Direito Civil, pós-graduado pela UniFMU, mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Unimes, professor de Direito Civil e Direito Processual Civil na Unip, membro da Comissão de Defesa do Consumidor do IASP. Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a de um kit escolar contendo um caderno, uma régua, duas borrachas, duas canetas e dois lápis.

 Direito do Consumidor 

 O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP realiza a palestra “Da Atividade Bancária Financeira e Creditícia”, no dia 25 de fevereiro, às 19h, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1º andar). O expositor será José EduardoTavolieri de Oliveira, advogado, especialista em Direito das Relações de Consumo da PUC SP, conselheiro e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB SP. Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de um kit escolar contendo um caderno, uma régua, duas borrachas, duas canetas e dois lápis.

  Direito Marítimo

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove a palestra “Incidência do Código de Defesa do Consumidor nos Contratos Marítimos”, no dia 28 de fevereiro, às 9h30, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1º andar). A expositora será Eliane Maria Octaviano Martins, advogada, doutora pela USP, professora do curso de mestrado em Direito e coordenadora de pós-graduação em Direito Marítimo e Portuário da UNISANTOS. Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a de um kit escolar contendo um caderno, uma régua, duas borrachas, duas canetas e dois lápis.

 

Serviço Público

A Comissão de Fiscalização da Qualidade do Serviço Público da OAB SP promove a palestra “Qualidade do Serviço Público e as Ouvidorias”, no dia 13 de fevereiro, às 19 horas, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1ª andar). Edson Luiz Vismona, advogado, pós-graduado em Direito Internacional pela USP, presidente do Instituto Brasileiro Defesa da Competitividade, ex-secretário de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo; e Maria Inês Fornazaro, socióloga, pós-graduada em Psicologia da Saúde e especialista em Administração das Organizações Não-Lucrativas pela FGV, ouvidora-geral do município de São Paulo, presidente da Associação Brasileira de Ouvidores, presidente do Conselho da Associação Brasileira de Ouvidores e membro da Comissão de Fiscalização do Serviço Público da OAB SP, serão os expositores. Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de um kit escolar contendo um caderno, uma régua, duas borrachas, duas canetas e dois lápis.

 Educação Inclusiva

 A Comissão dos  Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB SP realiza a palestra “Educação Inclusiva - Debate sobre a portaria 555/2007 do MEC”, no dia 13 de fevereiro, às 10 horas, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1ª andar). Frederico Antônio Gracia, presidente da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB SP, fará a abertura do evento. Neivaldo Augusto Zorico, presidnete da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdo; e PauloVieira, conselheiro municipal da pessoa com deficiência, assessor da presidência da Associação dos Surdos e coordenador do Departamento de Natação da CBDS, serão os expositores. Maria Tereza Eglér Mantoan, pedagoga, especialista em educação de alunos com deficiência mental, doutora em Educação na área de Psicologia Educacional pela Unicamp e professora dos cursos de graduação e pós-graduação da faculdade de Educação da Unicamp; Eugênia Augusta Gonzaga Fávero, procuradora da República, mestranda em Direito Constitucional pela PUC SP, membro do Instituto de Estudos sobre Direito e Cidadania e da ONG Ministério Público Democrático; e Linamara Rizzo Baptistella, médica fisiatra e diretora executiva da Divisão de Medicina de Reabilitação do HC e professora do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da FMUSP, serão as debatedoras. Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de um kit escolar contendo um caderno, uma régua, duas borrachas, duas canetas e dois lápis.