MARIA CRISTINA ZUCCHI INTEGRA CÚPULA DO TJ-SP


15/02/2008

Por ser a primeira mulher a ocupar uma cadeira na cúpula da Justiça Paulista, a vice-presidente e a diretora adjunta da Mulher Advogada da OAB SP, respectivamente Márcia Regina Machado Melaré e Tallulah Carvalho, consideram que a desembargadora Maria Cristina Zucchi está fazendo história.

“ Este pioneirismo honra todas as operadoras do Direito e ajuda a escrever um importante cápítulo na história da comunidade jurídica”, diz Melaré, lembrando que hoje as mulheres já são maioria  entre os advogados inscritos na OAB. Tallulah ressalta, ainda, que Maris Cristina ingressou na Magistratura pelo Quinto Constitucional – Classe dos Advogados. “ Isso é um reconhecimento à qualidade dos quadros advindo da Advocacia”, ressaltou.

Tanto entusiasmo tem sua razão de ser. Dos 360 desembargadores do Tribunal, apenas 13 são mulheres, o que não atinge 5% de toda a Corte. Maria Cristina estará substituindo interinamente o desembargador Palmo Bisson. A primeira mulher a integrar o Tribunal de Justiça foi Luiza Galvão, em 1997.

A desembargadora Maria Cristina Zucchi ingressou no TJ-SP pelo Quinto Constitucional em 2001, sendo formada pela Faculdade de Direito da USP. Atualmente, ela  coordena o curso de Meios Alternativos de Solução de Conflitos da Escola Paulista da Magistratura.