COMISSÃO DO IDOSO QUER COMBATER ASILOS IRREGULARES


05/03/2008

A Comissão de Defesa do Idoso da OAB SP vistoriou oito casas de repouso na cidade de Guarulhos depois de receber denúncias de maus-tratos a pacientes internados e falta de condições para abrigá-los. Uma das casas visitadas já havia recebido prazo de três dias do Ministério Público e da Vigilância Sanitária para que o imóvel fosse reformado.

Segundo Munhol, em alguns dos locais visitados foi possível detectar inúmeras irregularidades e os relatórios feitos pela Comissão devem ser encaminhados ao Ministério Público de Guarulhos e a Vigilância Sanitária”, afirmou.

 

Para a presidente da Comissão, a campanha da OBA SP “Todos Nós Envelhecemos. Mas, o Respeito Não” deve ser intensificada para combater efetivamente os asilos irregulares. “Precisamos continuar com palestras e encontros regionais para pôr um fim nesta situação.”

 

Entre as irregularidades encontradas nas casas de repouso estavam falta de higiene,  má conservação de alimentos, falta de pessoal qualificado, problemas na estrutura dos imóveis e local inadequado para idosos.“Porém, temos outro problema. Se esses asilos forem fechados, para onde irão esses idosos?”, questiona Maria Elisa.