CAMPANHA DO LIVRO INFANTIL COMEÇA EM ABRIL


17/03/2008

No dia 2 de abril, às 19 horas, no Plenário dos Conselheiros, a Comissão de Ação Social da OAB SP e a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) promovem a “Campanha do Livro Infantil”.

Dados do Ministério da Cultura e da Educação e também da Câmara Brasileira do Livro mostram que o Brasil tem um dos mais baixos índices de leitura do mundo: os brasileiros lêem 1,8 livros/ano (dados de 2005) contra 26 da Finlândia, 7 da França, 5,1 dos Estados unidos, 4,9 da Inglaterra e 2,4 da Colômbia. E mesmo entre os estados brasileiros existe uma grande diferença no número de leitores. No Rio Grande do Sul, por exemplo, são lidos 6,5 livros por ano.

 

Além da falta de hábito, os especialistas falam em baixo poder aquisitivo da população como um empecilho para a compra de livros não-didáticos. Com isso, 73% dos livros estão concentrados nas mãos de 16% da população.

 

Outro fator que impede o acesso aos livros é o índice de analfabetismo funcional do país: 38%, contra 7% da Suécia, 14% da Alemanha, 21% dos Estados Unidos e 21% da Inglaterra.

 

Para incentivar a leitura, a Comissão de Ação Social da OAB SP e a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) promovem a “Campanha do Livro Infantil”, com lançamento no dia 2 de abril, às 19 horas, no Plenário dos Conselheiros da Ordem (Praça da Sé, 385, 2º andar).

 

Entre os dias 2 de abril e 31 de dezembro, as sedes da OAB SP (Praça da Sé, 385) e da CAASP (rua Benjamin Constant, 75) estarão recebendo doações de livros infantis que serão doados para entidades cadastradas.

Intimações
   Legislação/LEX