ASSEMBLÉIA PRESTA HOMENAGEM A CRIMINALISTAS


10/04/2008

Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa do deputado estadual Fernando Capez, fará sessão solene de “Tributo ao Advogado Criminalista”, no dia 11 de abril, às 20 horas, no plenário Juscelino Kubitschek (Avenida Pedro Álvares Cabral, 201).

 “Homenagear o advogado criminalista é mais que justo no presente momento histórico, pois são sofredores pela incompreensão de muitos. São profissionais  diferenciados, especiais e amantes da liberdade”, ressalta o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso.

 No evento, Waldir Troncoso Peres, o Príncipe dos Criminalistas,  receberá placa comemorativa. Peres nasceu em Vargem Grande do Sul, filho de agricultor espanhol, que aos 16 anos foi morar em São Paulo, onde ingressou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, tendo se consagrado como criminalista. Waldir afirmava no seu escritório, se o cliente cometesse um crime, seria defendido. Se cometesse o segundo, também. Mas se cometesse o terceiro, não o defenderia mais, para não parecer que era “profissional do crime”. Para Waldir Troncoso Peres, “o advogado deve acreditar no que faz e ir para o Júri com a convicção de que o homem necessita de defesa, porque o valor supremo, do qual todos os outros dependem, é a liberdade".

 Para D´Urso, a homenagem é mais do que justa. “Waldir Troncoso Peres já escreveu seu nome entre os grandes criminalistas brasileiros como Evaristo de Moraes, Dante Delmanto, Raimundo Paschoal Barbosa e Manoel Pedro Pimentel, para citar apenas alguns, que transformaram a Advocacia Criminal em arte,  a assegurar que ninguém é indigno de defesa por mais odioso que seja o crime que lhe seja atribuído”, afirma D´Urso.