LANÇADA NA OAB SP A REVISTA DIGITAL 'CONEXÃO' DO TRF-3


07/05/2008

O desembargador federal, Fábio Prieto de Souza, esteve nesta terça-feira (6/5), na sede da OAB SP, às 9h30, para lançar junto aos advogados a primeira edição da revista eletrônica " Conexão", do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que nesta edição piloto traz uma entrevista com o ministro Gilmar Mendes, novo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

“A revista quer fazer exatamente a conexão entre a divulgação dos julgamentos do Tribunal Federal de São Paulo e as propostas, as iniciativas e as idéias das pessoas que têm demandas sobre os assuntos que foram julgados no tribunal  ”,  explica Pietro, que também é diretor da revista.

 

 Segundo o desembargador, o   número zero da revista  sai um do formato  proposto para  a revista. " Foi  em razão  do ministro Gilmar Mendes ter distinguido o  TRF-3  com uma entrevista por ocasião de sua posse concorrida, que reuniu mais de 3 mil pessoas. A entrevista  está muito interessante porque o ministro fez um paralelo do trabalho que realizou na Advocacia Geral da União, na estruturação da AGU, com aquilo que ele pretende fazer no CNJ e dentro do Judiciário.  O ministro  fez também uma conexão muito interessante entre os dois assuntos”, afirma Pietro.

 

Para o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, a iniciativa do TRF-3 é altamente positiva. “ Democratiza a informação sobre a jurisprudência da Justiça Federal de São Paulo pela via digital, o que é fundamental para o trabalho dos advogados e demais operadores do Direito, além expor o contraponto da sociedade. O interesse é grande, tanto que a OAB SP irá disponibilizar seu acesso a todos os advogados do Estado”, afirmou.

 

Fabio Pietro aponta, ainda, que   a revista  “Conexão”  pretende misturar o julgamento do tribunal com a estrutura de uma revista de altos estudos. “ Mas dentro uma proposta menos formal.  Dessa forma,   a publicação  ganha  um formato muito interessante porque ela pretende fugir do discurso de bacharel, ou seja, aqueles artigos de paletó e gravata que nós recebemos hoje às centenas ou aos milhares e que não despertam mais o interesse de ninguém, porque hoje a informação é muito difundida.  A  idéia é fugir desse formato e oferecer alguma coisa amigável e interessante. Creio que os advogados vão ter um produto diferente.” 

 

Segundo Pietro, a revista eletrônica Conexão estará sendo disponibilizada para  juízes, promotores,  entidades de classe, como a OAB SP, universidades,  e servidores, podendo   ser  consultada e lida por qualquer interessado, dentro do conceito de acesso aberto. No próximo número, o tema da revista será Agricultura, reunindo entrevistas com um produtor rural, um defensor dos sem-terra e um economista. Para acessar a revista, entre no site www.trf3.gov.br.