COMISSÃO DE PRERROGATIVAS ENTREGA CARTEIRAS A PLANTONISTAS


02/07/2008

A Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB SP entregou nesta segunda-feira (30/6), pela manhã, as Carteiras Profissionais dos 265 advogados que atuam como plantonistas das Prerrogativas na Grande São Paulo, seja durante os dias úteis ou nos finais de semana, quando são acionados pelo celular das Prerrogativas (9128-3207).

“Estes advogados constituem a linha de frente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB SP no combate intransigente visando manter as prerrogativas profissionais dos advogados contra setores contrários ao amplo direito de defesa”, afirmou Sergei Cobra Arbex, presidente da Comissão, lembrando que este evento foi importante para unir todas as áreas Civil, Criminal e Trabalhista em torno da defesa das prerrogativas.

 

Segundo Sergei, estes quase 300 advogados que realizam turnos de 4 horas, graciosamente, possuem um perfil diferenciado. “São aguerridos, conhecem minuciosamente o Estatuto da Advocacia e são dotados de coragem para dar suporte ao colega em um momento de grande tensão, quando sofrem violação de suas prerrogativas por parte de uma autoridade pública”, ressalta.

 

Para o presidente da Seccional paulista, Luiz Flávio Borges D’Urso, os plantonistas das prerrogativas encampam o espírito da Ordem. “A OAB SP é uma entidade formada por colaboradores, por gente que não ganha um centavo, mas  doa o seu tempo e seu conhecimento em prol do interesse público, da aplicação da Justiça e, neste caso, na defesa dos colegas. Um serviço fundamental para a classe, é a tropa de elite da advocacia, pois defende o defensor”, ponderou.

 

A cerimônia contou com a participação do secretário-geral da OAB SP, Arnor Gomes da Silva Júnior, representando o presidente da Seccional, e dos vice-presidentes da Comissão de Prerrogativas, Daniel Leon Bialski, Marco Aurélio Vicente Vieira e os presidentes das Subsecções de Campinas, Tereza D’Óro  e de Santana, Fabio Morão.

 

 

OAB SP PARTICIPARÁ DA II CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

 

A OAB SP, pela primeira vez, entra como Delegada para a II Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá em outubro em Brasília, segundo decisão na XI Conferência Estadual do Idoso, realizada neste  final de semana (28 e 29 de junho), na sede da Unipalmares. “Esta conquista é muito importante e evidencia o reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido”, comenta Maria Elisa Munhol, presidente da Comissão do Idoso da OAB SP.

 

 Para os 645 municípios do Estado foram destinadas 60 vagas, distribuídas de acordo com a proporcionalidade da população, sendo  9 para o Conselho Estadual do Idoso,   22 vagas  para 39 municípios da Região Metropolitana  de São Paulo e 29 para os demais municípios (606 ao todo). A Capital de São Paulo ficou com 11 vagas.

 

A Conferência Estadual teve como tema a “Avaliação da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa” e contou com a participação de representantes de 15 regiões administrativas do Estado: Araçatuba, Barretos, Baixada Santista, Bauru, Campinas, Central, Franca, Marília Metropolitana, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba. Neste encontro Munhol tratou do tema “Financiamento e Orçamento Público para Efetivação dos Direitos da Pessoa Idosa”.

 

Comissão do Jovem Advogado promove ciclo de estudos

 

Com foco nos novos profissionais que estão chegando ao mercado de trabalho, a Coordenadoria de Processo Civil da Comissão do Jovem Advogado da OAB-SP promove na próxima semana mais um ciclo de estudos com cinco palestras/debates sucessivas, sempre às 9h30, no Plenário dos Conselheiros (Praça da Sé, 385, 2º andar).

 

Desde segunda-feira (30/6), o evento está acontecendo com palestras sobre  “Sentença na Ação Civil Pública” e “Ação Monitória”. Nesta quarta-feira (2/7), haverá a palestra “Aplicação do Artigo 285-A do CPC” com o advogado Alcindo de Sordi. Na quinta-feira (3/7), Carlos Eduardo Moreira Durce expõe o tema “Tutelas de Urgência” e, para fechar o ciclo, na sexta-feira (4/7), Aleksander Mendes Zakimi fala sobre “Litisconsórcio”.

 

O ciclo, que conta com o apoio do Departamento de Cultura e Eventos da OAB-SP, recebe inscrições (mediante uma lata de leite em pó integral) na Praça da Sé, 385, térreo.  Mais informação pelo site www.oabsp.org.br; telefone 3291-8151/8153 ou pelo e-mail: jovem.advogado@oabsp.org.br.