OAB SP E BANCO REAL PROMOVEM OFICINAS DE SUSTENTABILIDADE


07/08/2008

Para contribuir com as ações de Responsabilidade Social e Sustentabilidade,em junho passado, a OAB SP e o BANCO REAL firmaram parceria para realizar Oficinas de Trabalho sobre Sustentabilidade.

Além dessas oficinas, também estão previstas  Oficinas de Responsabilidade Social e Diversidade no período de julho a dezembro de 2008, na cidade de São Paulo e outras cidades no Estado, sendo que a primeira oficina vai acontecer no próximo dia 08 de agosto, das 9 às 16 horas. As inscrições podem ser feitas no site da OAB SP -

www.oabsp.org.br.

São eventos  de  um  dia  inteiro,  coordenados pela Comissão de Responsabilidade  Social  da OAB SP e Diretoria Jurídica do Banco Real, com objetivo  de  trazer à reflexão os conceitos  de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no exercício da advocacia.

 

Sabrina Rodrigues Santos, presidente da Comissão de Responsabilidade Social da  OAB SP,  ousa afirmar que o Século XXI será marcado pelos movimentos de Responsabilidade  Social  e Sustentabilidade, pois eles se inserem nas estratégias de  longevidade  dos  empreendimentos pessoais e organizacionais, além da preservação da natureza e do meio ambiente.

A presidente da comissão da OAB SP  acredita que o sucesso depende em parte do  exercício  coordenado  das pessoas nas organizações e em seus entornos, como  a  família,  os  amigos,  os colegas de trabalho e de estudos, dentre outros.  E  essa  coordenação deve se dar nas escalas horizontal e vertical nesses meios.

O  Banco  Real  desde  2000 investe na Responsabilidade Social e atualmente investe  na  idéia  de  acredita  na  Sustentabilidade  como  estratégia de negócio,  direcionando suas ações e decisões nesse sentido. São exemplos os programas de inclusão social,  treinamentos  para  funcionários,  entre  eles o curso on-line e presencial sobre  o Código de Defesa do Consumidor, ações de engajamento de clientes e fornecedores,  inclusive  escritórios  de  advocacia,  criação  de produtos socioambientais,  ecoeficiência, dentre  outros.  

 

Como os advogados podem praticar e multiplicar estas  ações?  Como os cursos jurídicos tratam da questão? Como implementar  sustentabilidade na vida, no escritório, na faculdade e na sociedade? Essas Oficinas de Trabalho são um importante  instrumento  facilitador  para  as pessoas  tangibilizarem a sustentabilidade no cotidiano, tanto pessoal, como  organizacional, segundo os organizadores.