CAI ÍNDICE DE ABSTENÇÃO NO EXAME DE ORDEM


15/09/2008

O número de abstenções na primeira fase do Exame de Ordem 136, realizado no último domingo (14/9) foi de 3,6%, menor do que o registrado na primeira fase do Exame anterior, 135, que foi de 5,1%.

Ao todo se inscreveram no  Exame de Ordem 16.578 bachareis, mas estiveram presentes 15.981 candidatos e 597 não compareceram, registrando  um índice de abstenção de 3,6%. O índice ficou abaixo do Exame 135, que registrou 5,1% de abstenções. O gabarito da primeira fase deve sair terça-feira (16/9),  e o resultado no dia 23 de setembro, ambos após as 18 horas, no site da OAB SP – www.oabsp.org.br. Os recursos podem ser interpostos pelos candidatos de 24 a  26 de setembro . A convocação dos habilitados e os locais de prova para a segunda fase serão divulgados no dia 9 de outubro.                           

A Prova Objetiva teve 100 questões de múltipla escolha, com quatro opções cada, sobre as seguintes matérias: Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal e também questões sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e o Código de Ética e Disciplina.

 

Os candidatos que acertarem, no mínimo, 50% das questões estarão habilitados a prestar a segunda fase do Exame de Ordem, que acontece no dia 19 de outubro. Essa fase – Prova Prático-Profissional – compreende, necessariamente, duas partes distintas: a) redação de peça profissional, privativa de Advogado; e b) cinco questões práticas, sob a forma de situações-problema. Tanto a peça profissional como as questões práticas versam sobre a área escolhida pelo candidato na ficha de inscrição.