CICLO DE DEBATES SOBRE DIREITO AO TRANSPORTE E A TUTELA JURÍDICA DO TRÂNSITO


18/09/2008

Com o apoio da Comissão de Direito de Trânsito e do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP, a Comissão do Meio Ambiente da Ordem paulista promove o ciclo de debates “Cidades Sustentáveis – o Direito ao Transporte e a Tutela Jurídica do Trânsito”.

O evento acontece nos dias 23 e 24 de setembro, no Salão Nobre da entidade (Praça da Sé, 385 – 1º andar), sempre a partir das 9 horas. No total, serão oito palestras reunindo grandes especialistas no assunto.

 

A solenidade de abertura será comandada pelo presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso; pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente, Carlos Alberto Maluf Sanseverino; e pelo coordenador do Grupo de Estudo do Meio Ambiente Artificial e do Grupo de Estudos do Patrimônio Genético, ambos da Comissão de Meio Ambiente da Ordem de São Paulo, Celso Antônio Pacheco Fiorillo; e pelo presidente da Comissão de Direito do Trânsito, Cyro Vidal Soares da Silva.

 

Confira a programação:

 

Dia 23 de setembro, às 9 horas

 

Presidente de Mesa: Ana Paola Nunes Ferreira Lucato – advogada, professora do Curso de Especialização da ESA-SP, e coordenadora da Comissão de Meio Ambiente Natural da OAB-SP.

 

Palestra 1: “Responsabilidade Pós-Consumo do Setor Automotivo”, com Paulo Sotero Pires da Costa, diretor-executivo da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

 

Palestra 2: “O Transporte Individual e o Tráfego na Cidade de São Paulo — Problemas e Soluções”, com expositor Adauto Martinez Filho, engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da USP e diretor de operações da CET (Companhia de Engenharia do Trânsito).

 

Palestra 3: “Responsabilidade Socioambiental e Financiamento de Veículos”, que terá exposição de Marcelo Campos Battisti, gerente de Crédito e Avaliação de Risco Socioambiental, economista formado pela UNB, e pós-graduado em Economia pela Universidade Urbana-Champaign do llinois (EUA).

 

Palestra 4: “Relação Pessoal e Carro” com Gustavo Fernandes Ambrosio, formado em Ciências Sociais; especialista em Política e Estratégia pela USP; e professor universitário de Sociologia, Antropologia e Ciência Política. O debatedor será Luís Fernando Pereira Franchini, advogado especialista em Direito Ambiental pela ESA-SP e em Direito Contratual pelo CEU.

 

Dia 24 de setembro, às 9 horas

 

Presidente de Mesa: Tatiana Maria Ortolan Bellini, advogada e membro efetiva da Comissão do Meio Ambiente da OAB SP; pós-graduada em Direito Ambiental pela ESA-SP.

 

Palestra 1: “Tutela Jurídica do Trânsito em Benefício dos Habitantes da Cidade, que terá a exposição do promotor de Justiça do Estado de São Paulo, José Eduardo Lutti.

 

Palestra 2: “O Transporte Coletivo e o Trânsito na Cidade de São Paulo — Problemas e Soluções”, do engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da USP e especialista em Gerenciamento de Empreendimentos e Matemática Financeira pela FGV-SP, Pedro Luiz de Brito Machado, atual diretor de Planejamento de Transporte e de Gestão Cooperativa da SP-TRANS.

 

Palestra 3: “O Metrô e o Desenvolvimento Sustentável”, de Luiz Antônio Cortez Ferreira, arquiteto da Assessoria de Gestão Ambiental e Sustentabilidade.

 

Palestra 4: “O Papel das Vans como Auxiliares no Transporte Local”, com exposição de Eduardo Leite, diretor de Comunicações da Aslovan (Associação de Locadoras de Vans)

 

A debatedora será Ana Paola Nunes Ferreira Lucato, advogada; professora do Curso de Especialização da ESA-SP; Coordenadora da Comissão de Meio Ambiente Natural da OAB-SP

 

Mais informação e inscrições (mediante uma lata/pacote de leite em pó integral para cada palestra) na Praça da Sé, 385 - Térreo – Atendimento ou pelo site: www.oabsp.org.br.