OAB SP LANÇA CAMPANHA DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS


27/09/2008

De acordo com dados do SUS, em 2004, 108 mil idosos foram internados em decorrência de violência ou acidente, sendo que 3% desse total correspondem a agressões físicas. Diante desse quadro, a OAB SP, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso, lança na próxima segunda-feira (29/9), às 14 horas, no salão nobre (Praça da Sé, 385, 1º andar) a “Campanha de Combate à Violência em Face da Pessoa Idosa”.

“São 3 mil agressões registradas oficialmente, mas certamente temos um número muito maior que não consta das estatísticas. A OAB SP está empenhada nessa luta . A nossa Comissão de Defesa dos Idosos tem atuado com rigor em todos os casos, na qual é chamada a intervir. E hoje vamos iniciar uma nova fase,  combatendo com energia e nas formas da lei todos os tipos de violência contra a terceira idade”, explica o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso.

 A Comissão também está acompanhando o caso de agressão contra um aposentado de 93 anos na cidade de Bilac, a 537 quilômetros da Capital, que sofreu por parte de duas acompanhantes todo tipo de agressão, como tapas, chutes, puxões de orelha e de cabelo, estrangulamento e jatos de água no rosto, amplamente divulgados pela imprensa. “ Precisamos dar visibilidade para essa violência silenciosa contra o idoso, praticada em instituições públicas e privadas e, muitas vezes, dentro de casa”, ressalta Maria Elisa Munhol, presidente da Comissão do Idoso da OAB SP.

No ano passado, a Comissão da OAB SP promoveu a Campanha pelos Direitos dos Idosos, que representam hoje  10,2% da população brasileira, ou seja, 19 milhões de pessoas, segundo o IBGE. A população idosa  no Brasil aumentou duas vezes e meia mais do que a população mais jovem, no período de 1991-2000. Até 2020 os brasileiros com 60 anos ou mais deverão somar 25 milhões de pessoas.

Para participar do evento é necessário fazer a inscrição na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata de leite em pó integral