JB OLIVEIRA VAI TOMAR POSSE NO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SP


01/10/2008

O conselheiro seccional da OAB-SP – J. B. Oliveira – toma posse como membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). A cerimônia será realizada no próximo dia 8 de outubro, às 16 horas, no auditório do Instituto (Rua Benjamin Constant, 158 – centro de São Paulo). No mesmo evento, a Academia Paulistana de História homenageará a presidente do IHGSP, professora Nelly Martins Ferreira Candeias e o poeta Paulo Bonfim.

O conselheiro seccional  e presidente da Comissão Relações Institucionais da OAB SP – J. B. Oliveira – toma posse como membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). A cerimônia será realizada no próximo dia 8 de outubro, às 16 horas, no auditório do Instituto (Rua Benjamin Constant, 158 – centro de São Paulo). No mesmo evento, a Academia Paulistana de História homenageará a presidente do IHGSP, professora Nelly Martins Ferreira Candeias e o poeta Paulo Bonfim.

 

Fundado em 1894, o IHGSP tem como propósito promover a pesquisa, o estudo e a divulgação da História, Geografia e Ciências ou Artes, especialmente no que se relaciona com o Município de São Paulo e com sua projeção histórica no passado. O Instituto pesquisa todos os adventos que abrange o atual Estado de São Paulo e sua área influência no território nacional, a partir da Vila e depois cidade de São Paulo, nos Ciclos dos Bandeirantes, das Monções e do Tropeirismo, além da Revolução Constitucionalista de 1932.

 

O Instituto também tem a missão de defender e preservar a memória e as tradições paulistas, prestigiando manifestações que incentivem ou defendam os valores humanos e sociais e também aquelas que visem à preservação de monumentos, logradouros públicos, prédios e bens naturais que integrem o patrimônio histórico cultural paulistano e paulista.

 

Com essa finalidade, o IHGSP realiza cursos e sessões culturais abertas ao público, edita uma revista cultural, e também oferece, aos visitantes e pesquisadores credenciados, amplo acesso ao seu acervo. Recebe ainda professores com grupos de alunos com o escopo de ajudar a divulgar, nas jovens gerações, o conhecimento e o amor às tradições culturais de São Paulo.

 

O acervo do IHSSP constitui-se por coleções particulares doadas ou legadas à entidade ao longo dos seus 114 anos de existência, que inclui documentos avulsos, manuscritos ou impressos desde o século XVIII. Alguns destaques, entre muitos outros, são cartas pessoais de Dom Pedro I e da Imperatriz Leopoldina; diário original do General Couto de Magalhães; cartas de Antônio da Silva Prado (Barão de Iguape), correspondência manuscrita de Eça de Queiroz, Ramalho Ortigão e outros intelectuais portugueses de fins do século 19.