MESA REDONDA SOBRE A CULTURA DE PAZ


01/12/2008

A Comissão de Responsabilidade Social da OAB SP promove a mesa redonda “Instrumentos Legais pela Cultura de Paz”, no dia 3 de dezembro, às 19 horas, no Plenário dos Conselheiros (Praça da Sé, 385, 2º andar).

 

 

A ONU (Organização das Nações Unidas) definiu o conjunto de valores, tradições e comportamento para definir o que é a cultura de paz na Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, de 1999. Segundo a entidade, entre os preceitos estão o respeito à vida, o fim da violência e a promoção e prática da não-violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação. Esses preceitos consistem no pleno respeito aos princípios de soberania, integridade territorial e independência política dos Estados e de não ingerência nos assuntos que são, essencialmente, de jurisdição interna dos Estados, em conformidade com a Carta das Nações Unidas e o direito internacional.

A cultura de paz também exige pleno respeito e na promoção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais, no compromisso com a solução pacífica dos conflitos, nos esforços para satisfazer as necessidades de desenvolvimento e proteção do meio-ambiente para as gerações presente e futuras e no respeito e fomento ao direito de todas as pessoas à liberdade de expressão, opinião e informação, entrre outros.

 

Sabrina Rodrigues Santos, presidente da Comissão, será a presidente da mesa e os expositores serão Sefi Hirano, professor titular da Universidade de São Paulo, presidente do Conselho Editorial de Caderno Prolam/USP e membro do Conselho Superior da Fapesp; Norberto da Silva Gomes, advogado criminalista, professor universitário, especialista em Entomologia Forense pela Unicamp/UNE e membro do Conselho de Telemedicina e Telessaúde; Sabrina Rodrigues Santos e Gleice Carvalho, jornalista, radialista, especialista em Comunicação e Marketing, Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas e Projetos de Comunicação Empresarial, diretora da Agência Cultura de Paz – Comunicação e Marketing Socioresponsável.

 

Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata ou pacote de leite em pó integral (400g).