DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO ENTREGA CERTIFICADOS


01/12/2008

Foram entregues na última quarta-feira, dia (26/11), cerca de 350 certificados de participação a estudantes de Direito e advogados que assistiram à palestra “A importância das prerrogativas profissionais como instrumento de justiça”. A sessão solene aconteceu no auditório da CAASP, com a presença de vários presidentes e diretores de Subsecções da OAB SP.

        As palestras sobre prerrogativas foram ministras pelo advogado Vitor Hugo das Dores Freitas, coordenador da coordenadoria de direitos e prerrogativas, da Comissão de Desenvolvimento Acadêmico da OAB SP. As aulas ocorreram aos sábados, ao longo de todo ano de 2008, em diversas universidades e nas subsecções Lapa, Penha de França, Vila Prudente, Jabaquara, Santana e Itaquera.

        “Palestras se proferem todos os dias”, declarou  Vitor Hugo. “A entrega desse certificado tem grande importância. Atualmente, falta à maioria dos jovens advogados uma cultura institucional. É muito importante que os estudantes de Direito participem das atividades promovidas pela sua entidade de classe.”

        A valorização das prerrogativas, ou os direitos dos advogados na sua atuação profissional, vai ao encontro de um projeto de lei apresentado pelo presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, que criminaliza  a violação das prerrogativas dos advogados. O projeto em questão está tramitando no Congresso Nacional. “Quando for aprovado, esse projeto vai garantir o direito de pena de prisão ao juiz, funcionário público ou servidor que desacatar as prerrogativas dos advogados”, declarou Vitor Hugo.

        A entrega dos certificados foi prestigiada por vários presidentes das Subsecções da OAB SP. “Muitos desconhecem o que é prerrogativa”, declarou Eliana Malinosk Casarini, vice-presidente da subsecção Santana. “Eu mesma, quando concluí o curso de Direito, mal tinha idéia. Os estudantes que assistiram essas palestras são privilegiados. Eles aprenderam que o advogado não tem só deveres, mas também direitos.”