API ENTREGA COMENDA AO PRESIDENTE DA OAB SP


02/12/2008

Encerrando as comemorações dos seus 75 anos, a Associação Paulista de Imprensa(API), entrega ao presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, a Comenda e Diploma Jornalista Hipólito José da Costa , nesta terça-feira (2/12) , às 20 horas, que será entregue em sessão solene, seguida de jantar, na Casa da Fazenda.

 Segundo JB Oliveira, presidente da API e conselheiro seccional, a comenda é um reconhecimento ao trabalho que Luiz Flávio Borges D´Urso vem desenvolvendo pelas garantias das liberdades e da cidadania. “ A API e OAB SP vêm  caminhado juntas na busca da liberdade de comunicação e do fortalecimento da cidadania , sendo que o presidente  D´Urso tem sido o baluarte na defesa da democracia, das liberdades sociais e individuais, assim como Hipólito da Costa trabalhou pela independência do Brasil", diz JB.

Hipólito José da Costa, patrono da imprensa brasileira, é o fundador do jornal “Correio Braziliense” , em 1808 , considerado o pioneiro da imprensa brasileira. Tem-se dito que é o primeiro jornal brasileiro independente, embora tenha impresso no Exterior. No mesmo ano foi publicado a “Gazeta do Rio de Janeiro”, ligado à  corte portuguesa. No Correio Braziliense, Hipólito da Costa defendeu fervorosamente a independência do Brasil.