INAUGURADO ESPAÇO CÍVICO NA SUBSECÇÃO DE PINHEIROS


04/12/2008

Muita emoção marcou a cerimônia de inauguração do Espaço Cívico Dr. Antônio Ivo Pezzoti, na Subsecção de Pinheiros, e a homenagem ao advogado e juiz aposentado Francisco Adail Martins Moreira, na última quinta-feira (27/11), às 20 horas, que contou com a presença do presidente da Seccional, Luiz Flávio Borges D´Urso. A Camerata da Polícia Militar executou no Hino Nacional na abertura do evento.

 

 O presidente da Subseção de Pinheiros, Maurício Januzzi Santos, abriu a cerimônia, destacando que  embora informal, tinha muito significado, pois os homenageados prestaram relevantes serviços à classe dos advogados e aos cidadãos de Pinheiros. Também definiu os homenageados como homens de honra e coragem e  agradeceu a doação que Moreira fez de sua biblioteca à Subsecção. “ As obras serão motivo de inspiração e orgulho para os advogados”, afirmou.  A vice-presidente da  Subsecção, Marcia Exposito entregou uma placa comemorativa a Francisco Adail Martins Moreira.

 

Em seu discurso, Martins Moreira ressaltou que estava na cerimônia para prestigiar “ in memorian”  Antonio Ivo Pezzoti, lembrando este ele foi  um advogado honesto e justo, que assessorou vários prefeitos, sendo um grande redator de discursos e que sempre encarou a vida com alegria. Disse , ainda, que Deus lhe reservou duas grandes alegrias, ter exercido a advocacia por 12 anos e ter ingressado na Magistratura. “ A função do advogado honesto e probo é muito difícil, sendo que endosso as palavras do presidente D´Urso de que nesta atividade a honestidade deve ter primazia”, ressaltou.

 

Em nome de Pizozoti falou seu filho, o procurador do Estado, Olavo Justo Pezzoti, que pontuou  quatro palavras que resumiam seu pai: amor, pela convivência de 50 anos com a esposa e pelo intenso externado na convivência com os filhos e as pessoas em geral; amizade, porque conservou amigos ao longo de meio século;  alegria , porque nunca via motivo para ficar triste e  simplicidade, uma marca de seu caráter.  Olavo também recebeu uma placa comemorativa em nome da família  do presidente Januzzi.

 

O presidente D´Urso ressaltou que na verdade, Martins Moreira teve três grandes alegrias, pois ao  se aposentar da magistratura voltou aos quadro da Ordem e às fileiras da Advocacia. “ O trabalho ético, honrado  que Pezzoti e Moreira desenvolveram ao longo de suas carreiras  é um paradigma para os jovens advogados. Por isso fazemos este tributo de respeito, esta homenagem  justa e sincera,” afirmou , lembrando a origem da palavras sincera. Os romanos esculpiam obras de mármore e aquelas que não precisam de cera para cobrir as imperfeições do entalhe, eram  consideradas perfeitas ou  “sine cera”. Estavam presentes à cerimônia os demais diretores da Subsecção: Pedro Ivo Gricoli Iokoi, secretário da Subsecção, Maria Helena Martino Zogaib, secretária adjunta e Paulo José Iasz de Morais, tesoureiro.