ÍNDICE DE ABSTENÇÃO DO EXAME DE ORDEM 137 É DE 3%


05/01/2009

A primeira fase do Exame de Ordem 137 da OAB SP, realizado no último domingo (11/1), teve abstenções de 3%. Dos 23.303 candidatos inscritos, não compareceram 709, sendo que 22.599 bacharéis realizaram a prova.O resultado da primeira fase será divulgado no dia 20 de janeiro, pelo site da OAB SP, a partir das 18 horas.

 O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, lembra que o primeiro Exame do ano é sempre o mais concorrido dos três realizados  e tem expectativa positiva sobre o desempenho dos candidatos. “ No Exame 134,  realizado em janeiro do ano de 2008, tivemos um bom índice de aprovados na primeira fase que foi de 45%. No entanto, acredito que somente nos próximos anos começaremos a sentir os reflexos  positivos da  decisão do MEC de reduzir a oferta de vagas  nos Cursos de Direito em todo o país, que não reuniam condições mínimas para formar os bacharéis, o  que resultava em baixo aproveitamento dos bacharéis no Exame de Ordem”, diz D´Urso.

Na Capital paulista, as provas serão aplicadas apenas na Uninove – Campus Barra Funda – Rua dr. Adolfo Pinto, 109. No Interior, nas cidades de Adamantina, Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Franca, Guarulhos, Itapetininga, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo/São Caetano do Sul, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté .

A íntegra das questões estará disponível no site da OAB SP (www.oabsp.org.br) ainda no domingo, após as 17 horas. Já as abstenções devem ser divulgadas na segunda-feira (12/1) e o gabarito da primeira fase tem previsão para ser divulgado na terça-feira (13/1), no final da tarde.

A Prova Objetiva contém 100 questões de múltipla escolha, com quatro opções cada, sobre as seguintes matérias: Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal e também questões sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e o Código de Ética e Disciplina.

 

Os candidatos que acertarem, no mínimo, 50% das questões estarão habilitados a prestar a segunda fase do Exame de Ordem, prevista para 15 de fevereiro. Essa fase – Prova Prático-Profissional – compreende, necessariamente, duas partes distintas: a) redação de peça profissional, privativa de Advogado; e b) cinco questões práticas, sob a forma de situações-problema. Tanto a peça profissional como as questões práticas versam sobre a área escolhida pelo candidato na ficha de inscrição.

 

O Edital dos locais de prova estipula que a duração será de 5 horas, mas que os candidatos não poderão deixar a sala de exame antes de 2h30 após seu início. Será eliminado o candidato que estiver portando  aparelhos eletrônicos,  comobip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira e/ou borracha”

 

Os bacharéis também devem ficar atentos à documentação, pois somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver portando um dos documentos de identidade original, que bem o identifique como: Carteira e/ou Cédula de Identidades expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores; Cédula de Identidade para Estrangeiros; Cédula de Identidade fornecida por Órgãos ou Conselhos de Classe, que, por força de Lei Federal, vale como documento de identidade, como por exemplo: a Carteira de Estagiário expedida pela OAB, CREA, CRC; Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia) e Passaporte, dentro do prazo de validade.

 

 

Inscritos por cidades

 

           

Cidade

N.º de Inscritos

Adamantina

127

Americana

344

Araçatuba

457

Araraquara

307

Assis

283

Barretos

224

Bauru

760

Bragança Paulista

320

Campinas

1334

Espírito Santo do Pinhal

192

Franca

421

Guarulhos

619

Itapetininga

313

Jundiaí

441

Marília

326

Mogi das Cruzes

510

Osasco

923

Piracicaba

523

Presidente Prudente

371

Ribeirão Preto

677

Santos

947

São Bernardo do Campo / São Caetano do Sul

1430

São Carlos

192

São João da Boa Vista

229

São José do Rio Preto

897

São José dos Campos

519

São Paulo — Capital

8440

Sorocaba

676

Taubaté

501

TOTAL

23303