CICLO DE PALESTRAS PARA COMEMORAR O DIA INTERNACIONAL DA MULHER


20/02/2009

A Comissão da Mulher Advogada da OAB SP, presidida por Helena Maria Diniz, realiza Ciclo de palestras em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março.O evento da OAB SP acontece entre os dias 2 e 6 de março, no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé, 385, 1º andar), sempre às 9h30.

A data de 8 de março marca a manifestação de operárias de uma fábrica de tecidos de  Nova Iorque, em 1857, que entraram em greve por melhores condições de trabalho, especialmente quanto à redução da  jornada diária  de trabalho de 16 horas e equiparação de salários aos trabalhadores homens. A manifestação foi reprimida com total brutalidade e as mulheres foram trancadas na fábrica e incendiadas, 130 trabalhadores morreram carbonizadas.    

No dia 2, Kátia Boulos, advogada, especialista em Direito de Família, professora universitária, membro do IASP, do IBDFAM e da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB SP, será a expositora em “Os Direitos da Mulher e o Direito de Família: avanços e controvérsias”.

 No dia 3, Fabíola Marques, presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo, discorrerá sobre “A Mulher Advogada e o Mercado de Trabalho”, e no dia 4, Cláudia Matarazzo, jornalista, escritora, apresentadora, ganhadora do Prêmio Abril de Jornalismo e colunista do jornal A Tribuna, proferirá palestra sobre “Etiqueta e Comportamento da Mulher Advogada”.

 No dia 5, Edson Knippel, advogado com graduação e mestrado em Processo Penal pela PUC SP e professor universitário da ESA SP, será o palestrante em “Aspectos Penais da Lei Maria da Penha”. E, no dia 6,  Ana Paula da Fonseca Rodrigues, advogada, bacharel e mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC SP e professora da ESA, falará sobre “Aspectos Processuais Penais da Lei Maria da Penha.

 

Inscrições na sede da entidade ou pelo www.oabsp.org.br, mediante a doação de um kit escolar contendo um caderno, uma régua, duas borrachas, duas canetas e dois lápis.