MÁRCIA MELARÉ SERÁ HOMENAGEADA PELA APM


04/03/2009

A vice-presidente da OAB SP, Márcia Melaré, receberá uma homenagem da Academia Paulista de Magistrados no dia 6 de março, às 9 horas, no salão nobre da Faculdade de Direito da USP, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento conta com o apoio institucional do TJ-SP, da Apamagis e da Escola Paulista da Magistratura. Na ocasião, será lançada a “Cartilha Maria da Penha”, que visa conscientizar crianças e adolescentes sobre a legislação contra a violência à mulher.

 Além da vice-presidente da OAB SP,  também serão homenageadas a presidente da Iasp, Maria Odete Duque Bertasi, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, a ex-presidente do STF, Ellen Grace, e a presidente do TRF3, Marli Ferreira.

 

“Atualmente, mais de 50% das cadeiras das faculdades de Direito são ocupadas por mulheres”, declarou Márcia Melaré. “Mas nem por isso as advogadas deixam de enfrentar preconceitos na carreira jurídica, a começar pelo salário que pode ser até 10% menor do que recebe  um colega homem. Felizmente, essa situação está mudando . Tenho certeza de que no futuro próximo a participação das mulheres na comunidade jurídica será maior e mais equânime ”, diz Melaré

A previsão da vice-presidente da OAB SP é compartilhada pelo presidente da entidade, Luiz Flávio Borges D’Urso: “As advogadas contribuíram imensamente nas últimas décadas para o engrandecimento da profissão, superando os desafios de atuar numa área então predominantemente masculina. O avanço das mulheres no mundo jurídico é notável, principalmente na advocacia, onde já constituem a maioria dos inscritos”, ressalta D´Urso.