ESA OFERECE CURSO SOBRE GRANDES TEMAS DA CRIMINOLOGIA


26/03/2009

Já estão abertas na Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB SP as inscrições para o curso “Grandes Temas da Criminologia”, que pretende estudar a atual criminalidade no estado de São Paulo, a gênese dos delitos, o perfil do criminoso e novos métodos para regular e administrar o comportamento agressivo.

 O curso, coordenado pela advogada Maria Cristina Reali Espósito, será ministrado na ESA,  às sextas-feiras,  no período de 3 de abril a 15 de maio. As aulas, sempre das 19h às 22h, são voltadas a advogados, estagiários regularmente inscritos na OAB SP, bacharéis em Direito e profissionais graduados em outras áreas.

 

Os interessados já podem fazer sua inscrição pelo site  www.oabsp.org.br/esa ou pessoalmente, na sede da ESA, das 9h às 21h30, com taxa de R$ 80,00. Os bacharéis não inscritos na OAB SP devem apresentar cópia do diploma no ato da inscrição. O número de vagas é limitado a 60.

Confira a programação do curso Grandes Temas da Criminologia:

 

Dia 3 de abril

Tema: Panorama Atual da Criminalidade no Estado de São Paulo

Apresentação: Mauricio José Lemos, Delegado Geral da Polícia Civil do Governo do Estado de São Paulo.
Debatedor: Ugo Osvaldo Frugoli, perito criminal da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e professor de Medicina Legal e Criminalística.

Mediadora: Maria Cristina de Oliveira Reali Espósito, professora da ESA e coordenadora do Curso "Advocacia Prática no Direito dos Homoafetivos e à Diversidade Sexual".

 

Dia 24 de abril 

Tema: Mente Criminosa - O surgimento da Violência Humana. Regulando e administrando o comportamento agressivo - Casos recentes.
Apresentação: Paulo Argarate Vasques, médico legista classe especial, diretor do Núcleo Médico Legal do IML SP e psiquiatria forense.

Debatedor: Antonio Ernesto de Bittencourt Rodrigues, desembargador aposentado e conselheiro da APAMAGIS.

Mediadora: Maria Cristina de Oliveira Reali Espósito.

 

Dia 8 de maio

 

Tema: Perfil Criminal - Identificando o Criminoso. Instintos Humanos. O homem pode controlar todas as suas ações de maneira consciente?
Apresentação: Ugo Osvaldo Frugoli.

Debatedor: Percival de Souza, advogado especializado em assuntos criminais, escritor e colunista do Jornal Tribuna do Direito.

Mediadora: Maria Cristina de Oliveira Reali Espósito.

 

Dia 15 de maio

 

Tema: A moderna Criminologia Científica - Crimes Sexuais, Crimes Passionais e os Crimes de Intolerância. 
Apresentação: Luiza Nagib Eluf, promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo e autora de várias obras, como "A paixão no banco dos réus".

Debatedor: Mário de Oliveira Filho, coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB SP.

Mediadora: Maria Cristina de Oliveira Reali Espósito.