VII CONGRESSO ESTADUAL DA MULHER ADVOGADA COMEÇA NO DIA 29 DE MAIO


21/05/2009

Nos próximos dias 29 e 30 de maio, a Comissão da Mulher Advogada da OAB SP promove o VII Congresso Estadual da Mulher Advogada. O evento, que será realizado no hotel Jaraguá (Rua Martins Fontes 71, Centro), pretende debater as condições de trabalho e os atuais desafios que se impõem às operadoras do Direito. A abertura do congresso será realizada às 18h30 do dia 29 de maio pelo presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, e pela vice-presidente da casa, Márcia Melaré.

 

Na  programação, está prevista a palestra do presidente da CAASP, Sidney Uliris Bortolato Alves, sobre “A CAASP e a saúde da advogada” e do membro nato da OAB e presidente do STJD do Futebol, Rubens Approbato Machado, que ministrará a palestra “O papel da mulher na advocacia”.

No sábado, dia 30 de maio, a abertura dos trabalhos será realizada às 9h pela presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP, Maria Helena Diniz, e pela diretora adjunta da Comissão, Tallulah Kobayashi. Às 9h30, o pós-doutor em Ginecologia pela USP Eduardo Blanco Cardoso e a presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB SP, Lúcia Maria Bludeni, falarão sobre a saúde da mulher.

Os trabalhos prosseguem com uma exposição sobre violência doméstica ministrada pela delegada de polícia Rosmary Corrêa e pela presidente do IASP, Maria Odete Duque Bertasi.

Às 11h, o tema “Assédio moral e sexual no trabalho” será apresentado pelo advogado trabalhista e professor da ESA Gerson Shiguemori.

A última palestra antes do almoço, “Proteção ao trabalho da mulher”, ficará a cargo da doutora em Direito do Trabalho pela PUC SP Fabíola Marques.

Após o intervalo, a Terapia do riso é o tema que a professora pós-graduada em Programação Neurolinguística Ivone Engelmann apresenta às 13h30.

A seguir, a conselheira secional da OAB SP e vice-presidente do IASP, Ivette Senise Ferreira, abordará questões éticas da atualidade, como o aborto e a fertilização in vitro.

O “Marketing contemporâneo e a mulher consumidora” é o tema da exposição do desembargardor  Luiz Antônio Rizzatto Nunes, às 14h30. O congresso recebe a seguir a ministra do STJ Maria Thereza Rocha de Assis Moura, que falará sobre “O papel da mulher no Judiciário”.

O encerramento do VII Congresso Estadual da Mulher Advogada ficará a cargo do mestre em Ciências da Comunicação Reinaldo Polito, que ensinará algumas técnicas de oratória para as advogadas.  

As advogadas interessadas em participar do Congresso devem se credenciar no dia da abertura no próprio hotel Jaraguá a partir das 17h. A inscrição é gratuita. Mais informações pelos telefones (11) 3244-2263 e 3244-2264.