X CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASPI


15/06/2009

A Associação Paulista da Propriedade Intelectual (ASPI) promove seu X Congresso Internacional dos dias 21 a 23 de junho no hotel Blue Tree Towers Faria Lima, em São Paulo. O evento contará com o apoio institucional da Comissão de Direito da Propriedade Imaterial da OAB SP, presidida por Paulo Oliver. Este ano, o tema do congresso é “Amazônia – Diversidade e Integração na Propriedade Intelectual”.

A abertura do congresso será realizada às 19h do dia 21 de junho por Roberto Mangabeira Unger, ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Eduardo Braga, governador do Amazonas, e Clovis Silveira, presidente da ASPI.

Os trabalhos prosseguem às 9h do dia 22 de junho com o painel “As Riquezas Naturais – Acesso à Biodiversidade”, mediado por Leonardo Barém Leite. Os palestrantes serão Wanderley Messias, ex-presidente da Bioamazônia, e Márcio de Miranda Santos, diretor executivo do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos.

Às 14h, Alberto Camelier medeia o painel “As Riquezas Culturais – Respeito e Proteção aos Conhecimentos Tradicionais”. Os palestrantes serão Daniel Munduruku, presidente do Inbrapi e pesquisador do CNPq, e Lucia Fernanda Kaingáng, diretora-executiva do Inbrapi.

No dia 23 de junho, será apresentado às 9h o painel “Denominações de Origem das Américas”. O mediador José Carlos Tinoco Soares conduzirá a palestra, apresentada por representantes do Ibrac, da Aprovale e do MRE.

O último painel do congresso, “Expressões Culturais: Patrimônio vs. Uso Indevido”, está marcado para 14h. A mediadora será Ivana Crivelli e os palestrantes, Marcos de Souza, do Ministério da Cultura, e um representante da Unesco.