Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2009 / 06 / 28 / PRESIDENTE DA OAB SP DECRETA LUTO OFICIAL PELA MORTE DE GOFFREDO DA SILVA TELLES JÚNIOR

Notícias

PRESIDENTE DA OAB SP DECRETA LUTO OFICIAL PELA MORTE DE GOFFREDO DA SILVA TELLES JÚNIOR


28/06/2009

Luiz Flávio Borges D´Urso, presidente da OAB SP, manifestou seu pesar e decretou luto oficial por três dias na Seccional paulista pela morte do jurista Goffredo da Silva Telles Júnior, aos 94 anos , em São Paulo. Em Nota Oficial, divulgada neste domingo (28/6), D´Urso destacou a contribuição do prof. Goffredo para a consolidação da democracia brasileira e para o ensino jurídico do país. Na Seccional Paulista e nas 222 Subsecções as bandeiras ficarão hasteadas a meio pau.O velório acontece na Faculdade de Direito da USP e o enterro será no Cemitério da Consolação, às 16 horas.

                    NOTA OFICIAL

 

A Advocacia perde com a morte do jurista Goffredo da Silva Telles Júnior um de seus maiores ícones. Um libertário, um advogado militante que se arrostou a enfrentar o regime de exceção no Brasil. Em plena ditadura, no ano de 1977, divulgou sua corajosa  “ Carta aos Brasileiros”, que se tornou símbolo da luta pela democracia, iniciando o  processo de abertura política no país.

 

Vocacionado para a docência,  não deixou de ensinar nem mesmo quando se aposentou aos 70 anos, pela compulsória. Continuou tendo um estreito relacionamento com os estudantes de Direito das Arcadas, influenciando gerações de bacharéis e operadores do Direito. Intelectual destacado  e mestre compromissado com o ensino jurídico foi um exemplo para todos nós. 

 

O reconhecimento da obra  e do trabalho de Goffredo da Silva Telles Júnior está expresso nas  inúmeras láureas que recebeu durante sua vida. Da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo recebeu o  título de “Advogado Símbolo” , em 1987 , e o prêmio de Direitos Humanos Franz de Castro Holzwarth, em 2004, no primeiro ano de nossa gestão.

 

Figura humana generosa, compromissada com a defesa da ética, do Estado Democrático de Direito, da Justiça, do ensino jurídico e de  um mundo menos desigual, Goffredo da Silva Telles Júnior deixa uma lacuna na comunidade jurídica e em todo o país.

 

                                           São Paulo, 28 de junho de 2009.

                                           Luiz Flávio Borges D´Urso

                                              Presidente da OAB SP