PRESIDENTE DA OAB SP DECRETA LUTO OFICIAL PELA MORTE DE GOFFREDO DA SILVA TELLES JÚNIOR


28/06/2009

Luiz Flávio Borges D´Urso, presidente da OAB SP, manifestou seu pesar e decretou luto oficial por três dias na Seccional paulista pela morte do jurista Goffredo da Silva Telles Júnior, aos 94 anos , em São Paulo. Em Nota Oficial, divulgada neste domingo (28/6), D´Urso destacou a contribuição do prof. Goffredo para a consolidação da democracia brasileira e para o ensino jurídico do país. Na Seccional Paulista e nas 222 Subsecções as bandeiras ficarão hasteadas a meio pau.O velório acontece na Faculdade de Direito da USP e o enterro será no Cemitério da Consolação, às 16 horas.

                    NOTA OFICIAL

 

A Advocacia perde com a morte do jurista Goffredo da Silva Telles Júnior um de seus maiores ícones. Um libertário, um advogado militante que se arrostou a enfrentar o regime de exceção no Brasil. Em plena ditadura, no ano de 1977, divulgou sua corajosa  “ Carta aos Brasileiros”, que se tornou símbolo da luta pela democracia, iniciando o  processo de abertura política no país.

 

Vocacionado para a docência,  não deixou de ensinar nem mesmo quando se aposentou aos 70 anos, pela compulsória. Continuou tendo um estreito relacionamento com os estudantes de Direito das Arcadas, influenciando gerações de bacharéis e operadores do Direito. Intelectual destacado  e mestre compromissado com o ensino jurídico foi um exemplo para todos nós. 

 

O reconhecimento da obra  e do trabalho de Goffredo da Silva Telles Júnior está expresso nas  inúmeras láureas que recebeu durante sua vida. Da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo recebeu o  título de “Advogado Símbolo” , em 1987 , e o prêmio de Direitos Humanos Franz de Castro Holzwarth, em 2004, no primeiro ano de nossa gestão.

 

Figura humana generosa, compromissada com a defesa da ética, do Estado Democrático de Direito, da Justiça, do ensino jurídico e de  um mundo menos desigual, Goffredo da Silva Telles Júnior deixa uma lacuna na comunidade jurídica e em todo o país.

 

                                           São Paulo, 28 de junho de 2009.

                                           Luiz Flávio Borges D´Urso

                                              Presidente da OAB SP