PRÉDIO-SEDE DA OAB SP VAI RECEBER NOME DO JURISTA GOFFREDO DA SILVA TELLES JÚNIOR


29/06/2009

A OAB SP vai fazer uma homenagem póstuma ao jurista Goffredo da Silva Telles Júnior , falecido no último sábado (27/6), atribuindo seu nome ao tradicional prédio-sede que a Ordem ocupa há 53 anos na Praça da Sé.

 “ A homenagem é justa, porque o professor Goffredo da Silva Telles Júnior amava a advocacia e amava o magistério e o ensino jurídico. Pela obra que deixou e pelas suas ações em defesa do Estado Democrático de Direito honrou e engrandeceu a história da Advocacia em São Paulo e no Brasil. Nada mais justo que receba esta homenagem da OAB SP”, diz Luiz Flávio Borges D´Urso, presidente da Ordem.

 

A OAB SP pretende descerrar uma placa no frontispício do prédio da Ordem, com o nome do jurista Goffredo da Silva Telles Júnior. “Dessa forma, as futuras gerações de advogados sempre se lembrarão da história do prof. Goffredo, que dedicou sua existência aos grandes ideais da democracia e da Justiça”, completa o presidente.

 

No último domingo, D´Urso  - que esteve no velório do professor Goffredo, decretou luto por três dias na Seccional e nas 222 Subsecções do Estado, onde as bandeiras permanecerão hasteadas a meio pau. Também divulgou Nota Oficial, na qual destacou que “ a Advocacia perde com a morte do jurista Goffredo da Silva Telles Júnior um de seus maiores ícones. Um libertário, um advogado militante que se arrostou a enfrentar o regime de exceção no Brasil. Em plena ditadura, no ano de 1977, divulgou sua corajosa  ‘ Carta aos Brasileiros’, que se tornou símbolo da luta pela democracia, iniciando o  processo de abertura política no país”.

 

O prédio da OAB  SP foi inaugurado em 8 de dezembro de 1955, Dia da Justiça, e a solenidade contou com as presenças de  Noé Azevedo, então presidente da OAB SP, do governador Jânio Quadros e do secretário de Justiça, Lincoln Feliciano. O projeto arquitetônico do prédio de 12 andares foi elaborado pelos arquitetos Rino Levi e Roberto Cerqueira Cezar.

 

Missa de Sétimo Dia

Será na próxima sexta-feira (3 de julho), às 12 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, a Missa de 7º Dia em intenção do professor Goffredo da Silva Telles Júnior, que lecionou por 45 anos nas Arcadas.