ESA FAZ LANÇAMENTO DE SUA REVISTA CIENTÍFICA VIRTUAL


30/06/2009

A Escola Superior de Advocacia da OAB SP lançou nessa quinta-feira (25/6) sua “Revista Científica Virtual”, que tem por objetivo divulgar a produção científica de seus professores e alunos na área de Ciências Jurídicas. O evento foi realizado no salão nobre da Faculdade de Direito da USP. A “Revista Científica Virtual” já pode ser acessada por meio do portal da OAB SP (www.oabsp.org.br). O primeiro número aborda o Direito Previdenciário, com artigos de Adilson Sanchez, Marcia Hoffmann do Amaral, Silvia Turri, Miguel Horvath Júnior, Hermes Arrais Alencar, Sergio Pardal Freudenthal e Victor Hugo Xavier.

Durante a cerimônia de lançamento da revista, o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, leu uma mensagem do presidente do Conselho Curador da ESA e fundador da Escola, Rubens Approbato Machado. No texto, Approbato destaca que a publicação abordará sempre temas atuais e polêmicos. 

“Nós vivemos um novo tempo, em que a informatização é vital para a justiça”, discursou D’Urso. “A advocacia precisa estar preparada para isso, a fim do que a OAB SP colocou pontos de internet em 1100 salas em todo o estado. Fizemos um levantamento e verificamos que dos 280 mil advogados de São Paulo, 80% possuem e trabalham com computador, mas muitos deles ainda o usam como uma máquina de escrever, pois não usam internet nem e-mail, e só 5% têm a certificação digital. Daí é que entram a ESA e o Departamento de Cultura, para preparar os advogados para utilizarem a tecnologia.”

Segundo D’Urso, a “edição da revista virtual vem coroar esse novo tempo de democratização da cultura jurídica, que antes ficava restrita à sala de aula ou ao veículo onde o texto era publicado”. O presidente da seccional paulista da Ordem lembrou ainda que daqui a um mês a OAB SP implantará o ensino à distância em duas frentes: por meio dos cursos on-line de pós-graduação promovidos pela ESA e das palestras realizadas pelo Departamento de Cultura e Eventos, que serão disponibilizadas no site da OAB SP.

 A diretora da ESA, Eunice Aparecida de Jesus Prudente, agradeceu a coordenadora geral da Escola, professora Ana Vieira pelo empenho na elaboração da revista virtual  e destacou que a ESA é uma instituição educacional com custos módicos para os estudantes, pois não visa o lucro.

 Na seqüência, o professor e diretor da Faculdade de Direito da USP,  João Grandino Rodas, fez uma palestra sobre o ensino jurídico no Brasil. Grandino destacou que iniciativas como a Revista Científica Virtual são importantes para o avanço do ensino do Direito. “É vital que os fóruns se abram à modernidade e, por que não, as universidades”, declarou Grandino. “O ensino virtual causa polêmica no meio universitário e precisa ser discutido. Defendo que o ensino jurídico não seja ministrado só nas universidades, pois essa formação não é suficiente. Saúdo imensamente as escolas da magistratura, da advocacia e do Ministério Público. Elas não representam uma concorrência, mas, antes, o congraçamento de todas as escolas para alcançarmos o Direito pleno.”

Por fim, Grandino defendeu o Exame de Ordem como uma maneira de impedir o ingresso ao mercado de profissionais sem um mínimo de preparo e sugeriu que as universidades adotem mecanismos de auto-controle, como o máximo de 70 alunos por classe.

Participaram também da cerimônia de lançamento da Revista Científica Virtual o presidente da CAASP. Sidney Uliris Bortolato  Alves ,  Ivete Senise Ferreira, vice-presidente da ESA, os desembargadores, Otavio de Augusto Almeida de Toledo e Ivete Ribeiro, a  juíza do TRF-3,Fatima do Amaral, além de presidentes de Subsecções e Comissões da OAB SP.