SECCIONAL PROMOVE SEMINÁRIO DE DIREITO DOS NEGÓCIOS PARA COMEMORAR ANO FRANÇA-BRASIL


02/07/2009

Em comemoração ao Ano da França no Brasil e inspirada no Plano de Ação Setorial de Exportação no campo do Direito, a OAB SP, por meio da sua Comissão de Comércio Exterior e Relações Internacionais, promove nos dias 6 e 7 de outubro o Seminário Franco-brasileiro de Direito dos Negócios. O evento é uma parceria da seccional paulista da Ordem com a Ubifrance, a Missão Econômica do Rio de Janeiro, a Câmara de Comércio França-Brasil e o Barreau de Paris, contando com apoio da Aduaneiras e Fecomércio.

 

“ Essa interação será valiosa para a advocacia brasileira. A França, defensora da Convenção pela Diversidade Cultural da Unesco, sempre deu grande valor à  cultura – seja no  campo jurídico ou no  lúdico. Essa lição é valiosa para o crescimento de uma classe profissional”, diz o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso.

 

Segundo George Niaradi, presidente da Comissão de Comércio Exterior e Relações Internacionais da OAB SP, o objetivo do seminário é aproximar advogados e demais representantes do meio jurídico e empresarial da França e do Brasil, visando à troca de idéias e experiências em diversos campos do Direito contemporâneo. Advogados, magistrados e juristas de ambos os países discutirão sobre temas atuais do Direito de Negócios, traçando um panorama completo das relações e da cooperação jurídica França-Brasil.

 

Durante as palestras, serão esclarecidos os pontos mais atuais e polêmicos sobre o Direito e a tributação, com foco nas experiências dos diretores jurídicos dos grandes grupos franceses estabelecidos no Brasil e que têm dificuldade de entender a complexidade de certas questões. Nesse sentido, o seminário pretende promover parcerias entre escritórios brasileiros e escritórios de advocacia e consultorias franceses, ainda raros no Brasil. 

No dia 5 de outubro, véspera da abertura do seminário, será assinado um acordo de cooperação entre a OAB SP e o Barreau de Paris. Nos dias 6 e 7 de outubro, estão previstas, respectivamente, palestras e reuniões individuais na Aduaneiras, em São Paulo.

O seminário prossegue no Rio de Janeiro nos dias 8 e 9 de outubro. Os interessados devem enviar o formulário de inscrição para o fax (21) 3974 6898 até o dia 18 de setembro. Mais informações pelos e-mails christine.cabuzel@missioneco.org e tiago.troia@missioneco.org