SERÁ NESTE SÁBADO O SIMPÓSIO JURÍDICO PSICOSSOCIAL CRIMINAL


17/07/2009

É grande a procura por inscrição no Simpósio Jurídico Psicossocial Criminal, que acontece neste sábado (18/7), a partir das 9h30, no salão nobre da OAB SP (Praça da Sé, 385, 1º andar. O evento que tem a promoção da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB SP, do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo e do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP.

A primeira palestra será “Panorama Atual do Sistema Penitenciário”, com exposição de Matheus Guimarães Cury, advogado, mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Unimes, pós-graduado em Direito Penal e Econômico pela Universidade de Coimbra, Portugal e presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB SP. A seguir, o advogado Edson Luz Knippel, professor da ESA SP, da Faculdade de Direito e coordenador do curso de pós-graduação em Direito Penal e Processual da UniFMU e membro efetivo da Comissão de Direito da Criança e do Adolescente da OAB SP, discorrerá sobre “Lei Maria da Penha sob o Aspecto Criminológico”; e Carlos Gianfardoni, advogado professor de Direito Penal na FAENAC/Anhanguera e Unicid, falará sobre “A Genética Humana e a Criminalidade”.


Sérgio Paulo Rigonatti, médico assistente do Instituto de Psiquiatroa do Hospital das Clínicas – Faculdade de Medicina da USP, médico responsável pelo Núcleo Forense e Tratamento Biológico do Instituto de Psiquiatria da USP, será o palestrante em “A Importância da Família na Gênese Criminal”; e Mauro Otácio Nacif, advogado criminalista, professor e coordenador da ESA SP – área do Tribunal do Júri e ex-conselheiro do Conselho Penitenciário Estadual, falará sobre “Os Jurados no Tribunal do Júri”.


Evandro Fabiani Capano, advogado, mestre em Direito Público e Econômico, professor de Direito Penal e coordenador dos programas de pós-graduação lato sensu da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, discorrerá sobre “imputação Objetiva e Escola de Defesa Social”; e Maurício Januzzi Santos, advogado, presidente da 93ª Subsecção da OAB – Pinheiros, especialista em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo, mestre em Filosofia do Direito e do Estado pela PUC SP e professor universitário, será o palestrante em “Lei Seca e as Alterações do Código de Trânsito”.


Finalizando o evento, Adib Geraldo Jabur, advogado criminalista, graduado pela Faculdade de Direito da USP, falará sobre “50 Anos de Advocacia – Suas Histórias e Recentes Alterações no Tribunal do Júri”.


Inscrições na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata ou pacote de leite em pó integral (400g).