OAB SP ABRE INSCRIÇÕES PARA NOVO EXAME DE ORDEM UNIFICADO


05/08/2009

Já estão abertas as inscrições para o Exame de Ordem Unificado 2009.2 (Exame SP 139), do qual a seccional paulista da OAB participará pela segunda vez. Os bacharéis que desejarem realizar a prova devem se inscrever pelo site www.oabsp.org.br, no período das 10h do dia 3 de agosto até as 23h59m do dia 16 de agosto. É preciso clicar no link referente ao Exame de Ordem para efetuar a inscrição.

 A taxa de inscrição, no valor equivalente a R$ 180, pode ser paga em qualquer agência bancária, por meio do boleto impresso de acordo com as instruções do site. O único comprovante de inscrição aceito no dia da prova será o boleto bancário autenticado.

Os candidatos deverão ter domicílio eleitoral ou de formação acadêmica no estado de São Paulo. Quem desejar poderá realizar a prova na seccional do estado da federação diversa daquela em que tiver concluído sua formação acadêmica. Para tanto, o examinando deverá declarar em que cidade pretende realizar o Exame no ato da inscrição. A prova será aplicada em todas as cidades no mesmo dia e horário.

A primeira fase do Exame SP 139 será realizada na data provável de 13 de setembro, às 14h. Os locais de realização da prova objetiva serão divulgados no site www.oabsp.org.br e na sede da seção de São Paulo na data provável de 8 de setembro.

A prova objetiva terá a duração de cinco horas. Os candidatos que acertarem no mínimo 50% das cem questões de múltipla escolha do Exame estarão habilitados a prestar a segunda fase, de caráter discursivo.

A segunda fase inclui a redação de peça jurídica e de cinco questões práticas. No momento da inscrição, o candidato deverá optar por uma das seguintes áreas: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal ou Direito Tributário.

O examinando deverá comparecer ao local designado para a realização da prova objetiva com antecedência mínima de uma hora, munido somente de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identidade original. Não será permitido o uso de lápis, lapiseira, borracha e/ou corretivo de qualquer espécie durante a realização das provas. O examinando deverá permanecer obrigatoriamente no local de realização das provas por no mínimo duas horas e trinta minutos após o seu início.

Será eliminado do Exame o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc.

A aprovação no Exame de Ordem é uma exigência da lei 8.904/94 para o exercício da profissão de advogado, o que não ocorre em outras profissões. Todas as questões da prova foram elaboradas pelo Cespe (Centro de Seleção e Promoção de Eventos), instituição ligada à Universidade de Brasília.

A prova objetiva e a prova prático-profissional do Exame SP 139 serão realizadas nas cidades de Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Franca, Guarulhos, Itapetininga, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Taubaté e Tupã.