OAB SP INAUGURA SALA DO ADVOGADO NO TJ-SP


20/08/2009

A partir desta segunda-feira, dia 17 de agosto, os advogados paulistas já têm à sua disposição no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo uma sala com toda estrutura de apoio necessária ao seu trabalho: computadores com pontos de internet, copiadora, fax e até becas. Trata-se da Sala do Advogado, batizada com o nome do professor Goffredo da Silva Telles. A Sala dos Advogados é uma realização da OAB SP em parceria com a AASP e está localizada no segundo andar do prédio do Palácio da Justiça, sala 210.

 

“A Sala dos Advogados atende não só aos interesses da classe, mas de todos os cidadãos. É fato que a OAB SP tinha um pequeno espaço neste tribunal, um cubículo com becas à disposição dos colegas que vinham fazer suas sustentações. Agora temos um espaço à altura da nossa dignidade: amplo, dotado de equipamentos, com plenas condições para exercermos a advocacia nessa corte que representa o Judiciário do estado de São Paulo”, discursou o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso. 

D´Urso também afirmou que a OAB SP mantém 1100 salas de advogados em todos os fóruns do estado com computadores e pontos de internet. "Vamos fazer desta sala no TJ-SP um espaço de luta pela independência do Judiciário rumo à sonhada autonomia financeira que possibilitará a instalação das 200 varas criadas por lei e a conclusão da informatização do judiciário paulista. A justiça do futuro bate às nossas portas. É fato que a fotocópia já dá lugar ao pen drive e as prateleiras, aos CD-ROMs.”

Na mesma cerimônia, também foram inaugurados os Totens em comemoração ao retorno da Câmaras de julgamento do TJ-SP e foi realizada uma homenagem ao professor Goffredo da Silva Telles Júnior, que, no último dia 11 de agosto, teve seu nome atribuído ao prédio-sede da Ordem, na Praça da Sé.

“Esta cerimônia em três fases visa a homenagear todos os desembargadores do TJ-SP, os advogados e o professor Goffredo”, declarou o presidente do TJ-SP, Roberto Antonio Vallim Bellocchi. “Este é o maior tribunal de justiça do país, e com os maiores problemas. Foi difícil concluir a instalação da Sala do Advogado porque este prédio é tombado; não se pode lixar as portas, as paredes nem os tacos. Parabéns, D’Urso, por mais essa parceria com a AASP", afirmou.

Discursando em nome da família do professor Goffredo da Silva Telles Junior, representada pela viúva, a advogada Maria Eugênia Telles, e por sua filha, Olívia Telles, Tércio Sampaio Ferraz lembrou que “neste ano em que festejamos 400 anos da instalação do primeiro tribunal no país e 135 do nosso TJ-SP notamos quanto ainda resta para realizarmos aquilo que o professor Goffredo, que iniciou sua carreira neste tribunal como advogado criminalista, entendia como justiça”.

Também prestigiaram o evento Isaías Santana, secretário-adjunto da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo; o ex-ministro Celso Lafer, presidente do Conselho da Fapesp; Marcos Nusdeo, procurador-geral do Estado de São Paulo; o coronel Fernando Pereira, presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo; os desembargadores Luis Antonio Rodrigues Silva, Antonio Carlos Santos, Paulo Dimas, Antonio Carlos Malheiros e Paulo Henrique Barbosa Pereira; Fabio Ferreira, presidente da AASP; Décio Policarpo, do IASP; e Paulo Bonfim, decano da Academia Paulista de Letras.