COMISSÃO DA MULHER ADVOGADA ENTREGA PRÊMIO MARIA IMMACULADA XAVIER


21/08/2009

No próximo dia 9 de setembro, às 19h, a Comissão da Mulher Advogada e o Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promovem a entrega do Prêmio Dra. Maria Immaculada Xavier da Silveira às mulheres que lutaram em prol da advocacia brasileira. O evento será realizado no Salão Nobre da Ordem (Praça da Sé 385, 1º andar).

O prêmio faz um tributo  à primeira mulher inscrita na OAB SP e simboliza a mudança e a quebra de paradigmas da atuação da mulher brasileira no mercado de trabalho. A advogada Maria Immaculada Xavier da Silveira recebeu o número de inscrição 615, conquistado no dia 26 de janeiro de 1932, conforme a folha 11 do Livro número 1 de Atos dos Trabalhos da Diretoria da Seccional.

A primeira advogada de São Paulo nasceu no dia 9 de setembro de 1900, na cidade de Piracicaba. Inscreveu-se na Faculdade de Direito de São Paulo, mais tarde incorporada pela USP, em 29 de janeiro de 1921, e colou grau em 23 de dezembro de 1925.

 

“Atualmente, mais de 50% dos inscritos na Ordem paulista são mulheres”, comemora a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP, Helena Maria Diniz. “Esse caminho começou a ser trilhado por Maria Immaculada, no entanto nossa luta para que as advogadas sejam tão respeitadas quanto os advogados no exercício profissional permanece até hoje.”