OAB SP ESPERA CONSTRUIR EM MENOS DE UM ANO A NOVA CASA DO ADVOGADO DE CAMPINAS


31/08/2009

O termo de permissão de uso para a construção da Casa do Advogado de Campinas, assinado pelo presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, e pelo procurador geral do Estado, Marcos Fábio de Oliveira Nusdeo, nesta quarta-feira (26/8), às 10h30, na Cidade Judiciária de Campinas, foi considerado por Nusdeo um momento histórico, por ser o primeiro terreno que o Estado cede para a Ordem.

 

 

“Como advogado público, me orgulho muito de ser membro da OAB e de poder usufruir de todos esses serviços. Acredito, portanto, que hoje é um momento histórico. Que eu me lembre, este é o primeiro imóvel que o Estado cede para a OAB. Nunca imaginei que isso pudesse acontecer na minha gestão de procurador-geral do estado de São Paulo. Mas quando vimos a necessidade de ter uma sede da Ordem em Campinas próxima às instalações do fórum, me empenhei pessoalmente com a minha equipe e determinei que dentro das nossas possibilidades procurássemos agilizar esse procedimento”, afirmou Nusdeo.

 

Para o presidente D´Urso, a  cessão do terreno é de extrema importância para os quase 10 mil advogados inscritos em Campinas e espera estar com as obras concluídas  no próximo ano. “ Aqui na Cidade Judiciária se concentra tudo em Campinas no que tange às ações e processos.  A nossa unidade em Campinas, no Centro, é uma unidade modesta para o tamanho da Cidade. Essa sede nova que vamos construir na Cidade Judiciária é melhor localizada para a administração da Ordem e para os advogados. Nós teremos ali a CAASP, com farmácia, livraria, enfim, toda a base de apoio e de serviços que a Ordem presta ficará no coração do contato com o advogado, independentemente dessas salas do advogado, que são unidades menores mas que também têm essa base de apoio. Na Casa do Advogado, unidade administrativa,  ficarão presidência, diretoria,   CAASP ,TED ,
ESA e todos os recursos que São Paulo propicia para todo o estado. É importante que tenhamos tudo isso aglutinado para oferecer melhores condições ao advogado para exercer sua profissão ”, ponderou.

 

Otimista, a presidente da Subsecção de Campinas, Tereza Dóro,  avalia que a  construção da Casa do Advogado começa na semana que vem. “ Nosso arquiteto garante que em nove meses a casa estará pronta. Para o ano que vem, nós teremos a casa já em condições de abrigar toda a estrutura da OAB em Campinas, o que trará mais conforto para os funcionários, para a diretoria, para os advogados e para a população. Tenho convicção que o advogado tendo melhores  condições de trabalhar isso se refletirá na prestação jurisdicional positivamente”, assegurou.

 

O prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, afirmou que quando os advogados estão próximos na Cidade Judiciária se dá a celeridade da justiça. “A OAB é o signo da liberdade, ela levantou grandes bandeiras. Campinas se sente homenageada neste momento. A OAB de Campinas é um ícone muito importante das liberdades democráticas que foram conquistadas no passado”, ponderou. Santos também pontuou que a cessão do terreno  tem  aspectos importantes. É fundamental , portanto, para o administrador público de Campinas ter essa presença da OAB, assegurando à população a solução mais rápida dos seus problemas de natureza judicial. Com isso, construímos uma verdadeira cultura de paz”, comentou.

 

Segunda Sala do Advogado

 

Além assinatura do termo de permissão de uso do terreno de 5.189,68 metros quadrados foi inaugurada, na mesma ocasião, a segunda Sala do Advogado na Cidade Judiciária de Campinas.

 

“Foi necessário criar uma segunda sala devido ao tamanho da Cidade Judiciária; os cartórios ficam bem isolados do prédio central. O advogado que fazia carga num cartório para chegar até a sala da Ordem para tirar xerox demorava mais de 30 minutos, extrapolando o tempo que ele tem de carga rápida. Essa sala vai possibilitar ao advogado ser mais bem atendido, sem precisar sair correndo para tirar as cópias e devolver o processo no tempo necessário”, explica Tereza Dóro.

 

O presidente D´Urso ressalta que a Sala do Advogado é um ponto avançado da OAB SP que serve de apoio ao trabalho dos advogados e que são mais de mil em todo o Estado. “Nelas mantemos computadores, funcionários, fax, telefone etc. É uma base de apoio que existe em cada fórum, e agora com internet também. Evidentemente que aqui, diante da dimensão da Cidade Judiciária, ganhamos mais uma sala para receber a demanda da advocacia de Campinas e região. Essa advocacia campineira é diferenciada pela importância, pelo talento e pela garra dos advogados daqui”, comentou.

 

Também estiveram presentes à cerimônia: o conselheiro federal Jorge Eluf Neto, representando o secretário de Justiça e de Cidadania, Luiz Antonio Guimarães Marrey, o diretor-tesoureiro da OAB SP, Marcos da Costa, o desembargador Luis Carlos Candido Martins; presidente do TRT da 15ª região; e o juiz diretor do fórum da comarca de Campinas, Luis Lohran; a deputada Célia Leão, entre outras autoridades.