CONSELHO SECCIONAL FAZ HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE FARIA LIMA


05/10/2009

Em reunião do Conselho Seccional, realizada na última segunda-feira (21/9), e presidida pelo presidente Luiz Flávio Borges D´Urso, a OAB SP homenageou o ex-prefeito Faria Lima, por ocasião do centenário do nascimento do brigadeiro. Na mesma sessão, Luiz Carlos de Araújo, ex-presidente do TRT 15, que recebeu sua Carteira da OAB .

 

“Hoje homenageamos uma pessoa das mais queridas e que engrandeceu a história do nosso Estado e do nosso país. Trata-se do brigadeiro José Vicente de Faria Lima, que completa o seu centenário, nosso eterno prefeito de São Paulo, que teve como principal objetivo da sua administração incontáveis realizações. Para receber a homenagem, convidamos Jose Roberto Faria Lima, sobrinho do prefeito Faria Lima”, disse o presidente.

 

D´Urso entregou a José Roberto Faria Lima uma placa de aço que registra a homenagem. “Aprendi em casa que as dívidas de gratidão devem ser pagas de imediato. Então eu gostaria de agradecer muito a OAB SP e ao seu presidente essa homenagem. Um país que pretende galgar o futuro, que pretende ocupar posição de destaque não pode olvidar o seu passado. Não pode, de maneira nenhuma, deixar de reverenciar aqueles seus maiores. A homenagem que é feita hoje ao Faria Lima me toca pessoalmente como sobrinho. Sem as obras que ele fez seria impossível imaginar como estaria a cidade hoje. Mas muito mais do que as obras, o metrô, a 23 de Maio, a Marginal, muito mais que as reformas implantadas, muito mais do que a invocação a cultura através do Masp, é a personalidade, o caráter que o fez um grande homem”, afirmou José Roberto.

 

Na entrega da Carteira ao ex-presidente do TRF-15, Luiz Carlos Araújo, entregue pelo secretário geral da OAB SP, Arnor Gomes da Silva Júnior, D´Urso afimou que Araújo “ foi um parceiro efetivo da OAB SP, não só da Subsecção de Campinas, mas, em especial, da nossa Seccional paulista. E este ilustre magistrado se aposentou e retorna aos quadros da Ordem como nós sempre esperamos que retornem aqueles que honraram a advocacia enquanto vestiram a toga, que respeitaram as prerrogativas profissionais dos advogados e, por conta disso, volta agora às fileiras engrandecendo e dignificando a nossa profissão”.

 

Para o secretário-geral ,  “a entrega da carteira simboliza o retorno de José Carlos Araújo ao  convívio da advocacia, já que ele ingressou na magistratura pelo Quinto Constitucional. “É muito bom tê-lo de volta e certamente se associam a mim nessa falação, no sentido de dar boas vindas”, assegurou.

 

Araújo, ressaltou esse ponto em seu discurso: “ Em 1993 estive aqui sendo argüido pelos colegas pelo Quinto Constitucional e assumi um compromisso junto desses colegas de representar a Ordem junto ao TRT. E  fiz. Procurei cumprir tudo aquilo que prometi. Não sei se consegui. Mas eu posso dizer aos senhores que eu nunca atrasei um processo. Nunca deixei de atender um colega ou um jurisdicionado. Nos dois anos que estive na presidência, nunca fechei a porta da presidência. Toda vez que atendi um advogado no meu gabinete eu estava atendendo alguém que precisava da Justiça. Estou aqui com muito orgulho por ter representado a OAB na Justiça primária e agora procurarei ser aquele advogado brigador, lutador que eu fui antes de ir para o Tribunal”, agradeceu Araújo