Pular para o conteúdo. Ir para a navegação
Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo
Você está aqui: Página Inicial noticias 2009 12 02 SÃO PAULO TERÁ NOVA SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO

SÃO PAULO TERÁ NOVA SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO

Ações do documento
    |
  • Send this page to somebody
  • Print this page
  • Clique para compartilhar
02/12/2009

De 7 a 11 de dezembro, no Memorial da América Latina. acontecerá a Semana Nacional de Conciliação, da qual participam a Justiça Federal, a Justiça Estadual e a Justiça do Trabalho (TRT-2 e TRT-15). Entrarão na pauta processos trabalhistas, cíveis, referentes a contratos habitacionais entre mutuários e a Caixa Econômica Federal e questões relacionadas ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), como aposentadoria.

 

“ A conciliação, desde que com a presença obrigatório do advogado, é uma solução alternativa de conflito mais rápida para a população que sofre com a morosidade da Justiça, que pode levar anos para reparar um direito lesionado. Por isso, a advocacia também está empenhada no sucesso da Semana Nacional de Conciliação e na solução negociada”, afirma Luiz Flávio Borges D´Urso, presidente da OAB SP. A OAB SP e  a AASP manterão uma sala de apoio para os advogados durante a Semana de Conciliação, a exemplo das  mil salas mantidas nos fóruns do Estado.

 

Calcula-se que sejam realizadas mais de 12 mil audiências entre os três tribunais. Cada tribunal funcionará  em um local específico. Na tenda de cor azul , o TRF 3ª Região,  na verde  o TRT 2ª Região e na amarela, o TJ-SP. O acesso ao Memorial da América Latina  será facilitado pela ligação direta com a estação Barra Funda do Metrô, além de ser servida por várias linhas de ônibus urbanos.

 

Cerca de 70 mil processos devem ser analisados nessa nova semana de conciliação em São Paulo. Segundo os organizadores, a média de acordos para processos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) é de cerca de 70%. Já na área previdenciária, o acordo varia entre 35 e 45% dependendo da matéria. Já o TRT-15 realizou 8.935 audiências, com 3.250 acordos concretizados na última semana de conciliação, em setembro.