ORDEM PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES DOS 135 ANOS DO IASP


04/12/2009

O Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) celebrou 135 anos em sessão solene na última segunda-feira (30/11). A comemoração contou com a presença do presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, e de outras personalidades do Direito, como Fábio Ferreira de Oliveira, presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), Décio Sebastião Daidone, presidente do TRT-2, e Washington Epaminondas Medeiros Barra, presidente da Associação Paulista do Ministério Público, além da atual presidente do Instituto, Maria Odete Duque Bertasi, e da presidente eleita Ivete Senise Ferreira, que é conselheira seccional da OAB SP.

“Hoje é um dia especial, em que celebramos mais um aniversário dessa centenária entidade de defesa dos interesses da advocacia”, declarou D’Urso. “A OAB SP não poderia faltar a essa festa, uma vez que o IASP é seu instituto co-irmão na salvaguarda da profissão e na defesa do Estado Democrático de Direito.”

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi homenageado na cerimônia pelo aniversário de 20 anos do tribunal com a entrega do prêmio Barão de Ramalho, recebido pelo ministro Cesar Asfor Rocha.

O IASP foi fundado em 1874 com o propósito de promover o aprimoramento do estudo e da prática da ciência jurídica. Nesses 135 anos dedicados à defesa da cidadania, o IASP se constituiu um parceiro imprescindível da OAB SP na defesa do Estado Democrático de Direito. O Instituto também teve um importante papel da instituição na discussão do projeto da nova Constituinte, foi pioneiro na elaboração do Código de Ética Profissional do Direito no Brasil e realiza um trabalho de vulto na elaboração do Programa de Atualização Curricular (PAC), cujo objetivo é complementar a formação dos estudantes de Direito.

Nos quadros do IASP, militam advogados, magistrados e promotores associados. Durante a comemoração do 135º aniversário do Instituto, foram diplomados os associados efetivos e colaboradores admitidos em 2009, como o juiz Fernando Pereira, presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJM-SP).