COM RECURSOS, SOBE PARA 17,87% APROVADOS NO EXAME DE ORDEM 2.009.2


09/12/2009

A Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB SP divulgou nesta quarta-feira (9/12) a lista dos aprovados em recursos da segunda fase do Exame de Ordem Unificado 2009.2 (Exame SP 139), do qual a Seccional Paulista da OAB participou pela segunda vez. Foram acolhidos 516 recursos, elevando o número de aprovados no Estado de São Paulo subiu de 2.706 para 3.222 bacharéis, o equivalente a 17,87% do total de 18.029 candidatos inscritos.

 A primeira fase do Exame, de caráter objetivo, foi realizada no dia 13 de setembro. Após a análise dos recursos, que concluiu pela anulação de duas questões, o total de candidatos habilitados para a segunda fase  subiu de 5.655 para 6.534 bacharéis, equivalendo a 36,24%, de aprovados.

A segunda fase foi aplicada no dia 25 de outubro. Essa fase incluiu a redação de peça jurídica e de cinco questões práticas.

A aprovação no Exame de Ordem é uma exigência da lei 8.904/94 para o exercício da profissão de advogado.

Os recursos foram julgados por uma comissão revisora formada por três membros da coordenadoria da Comissão de Estágio e Exame de Ordem.

 

Inscrições para último Exame do ano

Desde 2 de dezembro estão abertas as inscrições para o Exame de Ordem 2.009.3 (SP 340). Os bacharéis que desejarem realizar a prova devem se inscrever pelos sites www.oabsp.org.br ou www.oab.org.br, acessando link referente ao Exame de Ordem até 17 de dezembro.

 

 A taxa de inscrição, no valor equivalente a R$ 180,00 deve ser paga em qualquer agência bancária até a data limite de  18 de dezembro, por meio do boleto impresso de acordo com as instruções do site. O único comprovante de inscrição aceito no dia da prova será o boleto bancário autenticado.  A partir das 23h59 do dia 17 de dezembro, a ficha de inscrição não estará mais disponível nos endereços eletrônicos.

Na inscrição, o candidato deverá optar por uma das Seccionais que integram o Exame Unificado em todo o país e a cidade que deseja realizar a prova. Também  terá de escolher, visando a prova prático-profissional, uma das seguintes áreas de Direito: Administrativo, Civil,  Constitucional, Trabalho, Empresarial, Penal ou Tributário. As provas serão aplicadas em todas as cidades no mesmo dia e horário.

A primeira fase do Exame de Ordem 2009.3 será realizada na data provável de 17 de janeiro de 2010, às 14h. Os locais de realização da prova objetiva serão divulgados no site www.oabsp.org.br e na sede da Seccional, na data provável de 11 de janeiro. A prova objetiva terá a duração de 5 horas. Os candidatos que acertarem no mínimo 50% das cem questões de múltipla escolha do Exame estarão habilitados a prestar a segunda fase, de caráter discursivo.

Na segunda fase, o candidato será avaliado por prova prático profissional,  que inclui a redação de peça jurídica e de cinco questões práticas, compreendendo a área de do Direito de escolha do candidato. Também com duração de 5 horas, a prova  será aplicada na data provável de 28 de fevereiro de 2010, a partir das 14 horas.