POSSE SOLENE DE IVETTE SENISE FERREIRA NO IASP


13/01/2010

Ivette Senise Ferreira é a segunda mulher a assumir o IASP nos 135 anos de existência da entidade. A posse foi nessa terça-feira, dia 12 de janeiro, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, e foi prestigiada pelo presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso. pelo ministro Enrique Lewandoviski, do Supremo Tribunal Federal; pelo novo reitor da Universidade de São Paulo, João Grandino Rodas; pelo presidente da AASP, Fábio Ferreira de Oliveira; pela desembargadora Marli Marques Ferreira, presidente do TRF-3; entre outras autoridades.

 

 “Há cerca de uma década ocupei esta tribuna ao assumir a direção dessa faculdade. Fui a primeira mulher em 170 anos a dirigir a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e agora sucedo a pioneira Odete Duque Bertasi no comando da mais tradicional entidade jurídica do país”, declarou Ivette.

 

Para o presidente da OAB SP, o comando do IASP continua em mãos competentes. “ Nesse momento se encerra a gestão primorosa e coroada de méritos de Maria Odete Duque Bertase e tem início a administração dessa mulher extraordinária, que é Ivette Senise Ferria,  a primeira diretora da Faculdade de Direito da USP, minha conselheira por duas gestões e só não será nesta porque como presidente do IASP terá assento e voz no Conselho Secional, Portanto, continuará a trazer sua inteligência, talento, perspicácia e luzes para a OAB SP”,  D´Urso.

 

Em seu discurso de despetida, Odete Bertasi, que ficou à frente do IASP de 2007 a 2009, destacou como projetos desenvolvidos na sua gestão “a alteração do estatuto social, a criação da Câmara do IASP, a possibilidade de instituir o IASP em outros municípios e de representação judicial e extra-judicial dos associados, a reformulação do informativo, da revista e do site, a implementação de cursos a distância, o lançamento de livros pela LEX Editora e a realização do Primeiro Encontro do Jovem Advogado Paulista, além da ampliação da sede social do IASP, com a aquisição do imóvel vizinho”.

Além da nova presidente, tomaram posse a nova Diretoria e um terço do Conselho Deliberativo do Instituto dos Advogados de São Paulo. A nova Diretoria é composta por Euclydes José Marchi Mendonça (vice-presidente), Hélio Rubens Batista Ribeiro Costa (Diretor Secretário), Ruy Pereira Camilo Junior (Diretor Financeiro), Gilberto Haddad Jabur (Diretor Cultural) e José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro (Diretor de Comunicação).

Em seu discurso de posse, Ivette Senise ressaltou que “O Instituto alargou suas atividade com ilustres pessoas que se sucederam no seu comando, resultando na sua importante participação na vida nacional”, continuou a presidente. “O IASP ganhou nova projeção na gestão de Odete Duque Bertasi, que somou inovação no plano físico e cultural às colaborações de seus antecessores. Recebo dos nossos associados a missão de dirigir o Instituto com a proposta de continuidade. Desafios não há de nos faltar, como prosseguir com a renovação da Escola Paulista de Advocacia, implementar as atividades da Câmara de Arbitragem, recompor a biblioteca, manter o alto nível das publicações e aprofundar a colaboração com as demais entidades jurídicas, como a OAB SP e a AASP. As atividades da nossa presidente se concentraram no compromisso com a justiça, que jamais será alijado. Proponho um tema complementar: o compromisso com a ética. Se for impossível acabar com a corrupção generalizada, que ela seja reduzida a níveis com os quais se pode lidar.”

Também estiveram presentes na posse, o vice-presidente da OAB SP, Marcos da Costa, o secretário-geral, Sidnei Uliris Bortolado Alves e a conselheira federal, Tallulah Kobayashi Carvalho, entre outras autoridades.