EVENTO VAI COMEMORAR DIA INTERNACIONAL DA MULHER


08/03/2010

“ O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é uma data oportuna para a reflexão do papel da mulher na sociedade e dos temas que influenciam a condição feminina, como trabalho, violência, criação dos filhos e arbítrio das desigualdades”, diz o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, lembrando que na OAB SP, a maior seccional do país, o avanço das mulheres entre o número de inscritos é um fato. Entre os inscritos ativos há 106.122 mulheres para 128.691homens. homens. Mas, seguindo a tendência de outras carreiras, as estagiárias inscritas já superam o número de homens na Seccional Paulista: elas são 6.926 e eles somam 6.030. No entanto, há anos é maior o número de advogadas que vêm se inscrevendo na Seccional paulista em comparação ao número de advogados.

 

Para comemorar o 8 de março, a Comissão da Mulher Advogada da OAB SP e o Departamento de Cultura e Eventos realizam no dia 20 de março, a partir das 8h30, um seminário no Teatro Gazeta (Avenida Paulista, 900) para debater algumas das principais temáticas de interesse do universo feminino: mercado de trabalho, violência e o papel da mulher no mundo contemporâneo.

A abertura dos trabalhos será conduzida pelo presidente da seccional paulista da Ordem, Luiz Flávio Borges D’Urso. Na seqüência, as advogadas Clemencia Beatriz Wolthers, secretária-geral adjunta da OAB SP, Vilma Dias Bernardes Gil, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Relações de Emprego e Trabalho e doutora em Direito, Aldacy  Rachid Coutinho,  procuradora do Estado do Paraná, e Thereza Christina Nahas, juíza do Trabalho, participam do primeiro painel, sobre “ A Mulher e o Mercado de Trabalho”. Fabíola Marques, presidente da Comissão da Mulher Advogada e doutora em Direito do Trabalho, presidirá a mesa.

Às 11h, será apresentada a palestra “A mulher e a violência doméstica”. As expositoras serão Zulaiê Cobra, ex-deputada federal e eleita advogada criminal de 1988; Rosmary Corrêa, delegada de polícia; e Eloísa de Souza Arruda, procuradora  de Justiça e diretora da Escola Superior do Ministério Público. A presidente da mesa será Ivette Senise Ferreira, presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo e conselheira seccional.

Após o intervalo para o almoço, às 14h, a deputada estadual e advogada Célia Leão, a advogada, professora e ex-secretária de Justiça de São Paulo Eunice Aparecida de Jesus Prudente e a fundadora da grife Daspu, e diretora da ONG Davida Gabriela Leite, que atua pelo direito das prostitutas, fazem um debate inusitado sobre “A mulher pós-moderna.” A ex-presidente da Comissão de Estudos e Projetos pró-equidade de gênero Elisabeth Russo Nogueira de Andrade presidirá os trabalhos.

O evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher terá ainda uma homenagem póstuma a Zilda Arns. Os patrocinadores do encontro são o Complexo Jurídico Damásio de Jesus e a Lex Editora. 

As advogadas e  os advogados interessados em participar do evento podem se inscrever na sede da OAB SP ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de duas latas ou pacotes de leite em pó de 400g.

 

Tags: