COMEÇA A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE A


23/03/2010

O Ministério da Saúde já está vacinando a população brasileira contra a gripe Influenza H1N1, também conhecida como gripe A. O primeiro grupo a ser vacinado até 2 de abril é composto por mulheres grávidas, criança de 6 meses a menores de 2 anos e a população com doenças crônicas, com menos de 60 anos, como cardiopatias, respiratórias, hepáticas, renal, entre outras .Após 30 dias da primeira aplicação, as crianças devem receber a segunda dose.

Entre os dias 5 e 23 abril , receberão a vacina a população de 20 a 29 anos e, entre 24 de abril e 7 de maio, devem procurar os postos de saúde os idosos com 60 anos ou mais e com doenças crônicas. A vacinação será realizada concomitantemente à campanha anual de vacinação contra a gripe comum. Por último serão vacinadas as pessoas entre 30 e 39 anos, de 10 a 21 de maio.

A gripe A é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa para pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Na cidade de São Paulo, 434 unidades básicas de saúde atendem à população e funcionam das 7h às 19h. Aos sábados e feriados, as AMAs (Assistência Médico Ambulatorial) ficam responsáveis pelo atendimento. Além desses postos, a população poderá ser vacinada, de segunda a sexta-feira, no Hospital das Clínicas (das 8h às 15h) e no Instituto Emílio Ribas (8h às 18h). O Instituto Pasteur e as salas da vacinação dos terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda também vacinam de segunda à segunda (8h às 20h), mas não atendem crianças.

 

Índios e profissionais da saúde foram os primeiros a receber a vacina.