PRESIDENTE PRESTIGIA ALMOÇO DO IASP COM FHC


30/03/2010

O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, participou nesta sexta-feira (26/3), da reunião almoço mensal , do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), com o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, no hotel Renaissance.

Ivette Senise Ferreira, presidente do IASP, fez a apresentação de Fernando Henrique por meio de uma detalhada biografia, lembrando que ele foi o presidente que mais governou depois de Getúlio Vargas e que vem de uma família de três gerações de militares.

Ao fazer uso da palavra, Fernando Henrique Cardoso lembrou que seu pai foi advogado, o que constituía uma ponte para se sentir menos inseguro em uma reunião de operadores do direito.

Com o tema “ O Brasil no Cenário Mundial”, Fernando Henrique Cardoso, lembrou que o tema era ambicioso e que o mundo mudou e os brasileiros mudaram com ele e que seria difícil definir etapas históricas. Citou o intelectual inglês Eric Hobsbawn, que no seu livro “ A Era dos Extremos”, conseguiu fazer uma retrospectiva do século XX.Fernando Henrique Cardoso também fez comparações entre  os Estados Unidos, enquanto país democrático, e a União Soviética, enquanto um regime politicamente fechado, e como os dois países trabalhavam e dividiram com a sociedade os avanços tecnológicos.

O ex-presidente também ressaltou que Collor abriu a economia de forma, mesmo sendo de forma abrupta, provocando uma transformação necessária e que o governo FHC conseguiu controlar o processo inflacionário, permitindo que a economia e a sociedade brasileiras se tornassem aptas a integrar o mundo em transformação Na  opinião de Fernando Henrique, o Brasil passou pelo teste.

Na avaliação do presidente D´Urso, este tipo de palestra, com um intelectual e homem público da estatura de Fernando Henrique Cardoso é fundamental para  que os advogados possam contextualizar sua realidade e ampliar seu foco para além do universo jurídico, incluindo uma visão de mundo que contemple  também a política, a econômica e o social.

Tags: