ORDEM PARTICIPA DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO


26/04/2010

A OAB SP, por meio do Departamento de Cultura e Eventos, está participando do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, comemorado nesta segunda-feira (26/4).

Durante a palestra “ Elaborando um Contrato de Sociedade Limitada”, proferida pelo conselheiro Jarbas Machioni, às 19 horas, no Salão nobre, a Caasp - braço social da OAB SP,  vai realizar exames preventivos nos advogados e estagiários participantes, incluindo medição da pressão arterial.

 A pressão alta é um distúrbio assintomático, no qual a elevação da pressão nas artérias aumenta o risco de AVC (acidente vascular cerebral), aneurisma, insuficiência cardíaca, lesão renal , entre outras.

 Calcula-se que haja no Brasil cerca de 30 milhões de hipertensos e apenas um em cada 10 tem a pressão controlada, ou seja 23% dos hipertensos controlam corretamente, 36% não fazem controle algum e 41% abandonaram o tratamento, após melhoria inicial.

 De acordo com o  Ministério da Saúde subiu a incidência  de brasileiros com hipertensão arterial  de 21,5% em 2006 para 24,4% em 2009 em todas as faixas etárias, especialmente nos idosos.