PRESIDENTE DA OAB MG PROPÕE PARCERIA COM A OAB SP


14/05/2010

O presidente da OAB-MG, Luis Cláudio da Silva Chaves, esteve nessa sexta-feira (14/5) em visita à Seccional Paulista, onde foi recebido pelo vice-presidente Marcos da Costa. Minas Gerais é hoje a terceira maior Seccional do Brasil com 75 mil inscritos distribuídos em 185 Subsecções. São Paulo possui 300 mil inscritos e 222 Subsecções.

Na visita, o presidente Chaves comentou a necessidade de estreitar o relacionamento  entre as duas Seccionais, até pela proximidade geográfica, lembrando que  há cidades do Sul de Minas Gerais e  Triângulo Mineiro  que stão mais próximas de São Paulo do que de Belo Horizonte.

A primeira parceria visaria à defesa das prerrogativas profissionais dos advogados, sendo que os advogados violados em suas prerrogativas  seriam atendidos pela Seccional que estivesse mais próxima. A OAB MG também obteve permissão para fazer nova edição da “Cartilha de Prerrogativas”, elaborada pela OAB SP.

A segunda parceria proposta por Chaves trará de um acordo de cooperação para realização de eventos conjuntos entre as Seccionais, sendo que Minas já espra preparar, em conjunto com a OAB-SP, um congresso a ser realizado na cidade de Campos do Jordão, na serra da Mantiqueira, e também na montagem da estrutura tecnológica  para as Escolas Superiores de Advocacia promoverem o ensino a distância.

Marcos da Costa, em nome do presidente da Seccional Luiz Flávio Borges D´Urso, disse que a OAB SP é receptiva às propostas,  considerando todas viáveis. Costa e Chaves também avaliaram a greve do Judiciário Federal, que apresenta mais adesões  em São Paulo do que em Minas, além de conversarem sobre questões comuns à advocacia mineira e paulista, como a da prestação de assistência judiciária às populações carentes dos dois Estados.