CAMPANHA PREVENTIVA PARA DOENÇAS DO CORAÇÃO


08/06/2010

De 14 de junho a 13 de agosto, a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo- CAASP, braço assistencial da OAB SP, estará realizando a Campanha Pró-Vida 2010, ação de saúde preventiva contra doenças do coração. Todos os inscritos na Seccional paulista com idade a partir de 40 anos podem participar, bastando retirar guia em quaisquer das Subseções da Ordem, das Regionais ou dos Espaços da CAASP, além da sede da entidade.

 

A campanha dá direito a consulta com cardiologista, exames de colesterol total e fracionado, triglicérides, glicemia de jejum e eletrocardiograma. Caso o médico julgue necessário, o paciente poderá se submeter também a ecocardiograma bidimensional com Dopller e teste ergométrico. “ A receptividade dessa Campanha, que atendeu no ano passado mais de 2 mil pessoas demonstra o sucesso da iniciativa da Caixa, e que precisar conscientizar mais advogados para a necessidade de se precaver sobre doenças do coração”, afirma o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso.

 

 

Na capital, os procedimentos serão efetuados exclusivamente em consultórios, clínicas e laboratórios referenciados pela CAASP. No interior, além da rede referenciada da Caixa, integrarão a Pró-Vida os credenciados de algumas Unimeds.

 

 “É compromisso da atual gestão trabalhar para que a participação nas campanhas de saúde se multiplique. Nossa intenção é que o conceito de medicina preventiva se consolide entre os advogados paulistas”, afirma Fábio Romeu Canton Filho, presidente da CAASP.

 

O investimento para os advogados  participaram da Campanha Pró--Vida será de R$ 40,00 , graças ao subsídio da CAASP e às negociações que a direção da entidade mantém com seus parceiros, sejam médicos, operadoras de saúde ou laboratórios de diagnóstico. Considerados os valores médios de mercado, o pacote de procedimentos que compõem a Pró-Vida não custa menos de R$ 1.000,00. “O rigor com que a CAASP gere suas finanças é que possibilita subsidiar uma iniciativa desse porte”, observa Arnor Gomes da Silva Júnior, vice-presidente da Caixa de Assistência e responsável pelas campanhas de saúde. “Os recursos da Caixa são aplicados integralmente em suas ações de cunho assistencial”, enfatiza o diretor-tesoureiro da entidade, Braz Martins Neto.

 

O rol de exames que compõe a Campanha Pró-Vida – bem como as demais ações de saúde da CAASP – é definido a partir de estatísticas da Organização Mundial de Saúde sobre incidência de doenças. Segundo a OMS, 15 milhões de pessoas morrem todo ano no mundo em consequência de doenças cardiovasculares, ou seja, 30% do total anual de óbitos devem-se a problemas cardíacos. Em tal cenário, os advogados são parte mais do que interessada, pois o estresse, algo quase indissociável do exercício da advocacia, é um dos principais causadores dessas doenças.