SIMPÓSIO JURÍDICO SOBRE FRANQUIA


23/06/2010

A Associação Brasileira de Franchising (ABF), com apoio da OAB SP, promove no dia 16 de setembro em São Paulo o “III Simpósio Jurídico da ABF”, no Hotel Blue Tree Morumbi. São esperados cerca de 150 participantes no evento, com palestras sobre questões jurídicas e outros temas, de especialistas renomados na área de franchising, método em que o direito de uso de uma marca é vendido a um franqueado, que deve seguir os parâmetros de qualidade do franqueador.

 

As franquias têm grande importância econômica no Brasil, que já é o 5º maior franqueador do mundo. De acordo com a ABF, o faturamento anual do setor no país é de cerca de R$ 55 bilhões, tendo crescido em 2009 19,5% a mais do que no ano anterior. Responsável por aproximadamente 2% do PIB brasileiro, o franchising soma 1.397 marcas e 71 mil unidades de franquias. O modelo de negócio, cada vez mais utilizado pelos empreendedores, gera por volta de 800 mil empregos diretos no Brasil.

Criada há 20 anos, a ABF é uma entidade sem fins lucrativos que busca divulgar, defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional da franquia empresarial. Fazem parte da associação representantes de todas as partes envolvidas no setor: franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços.