OAB SP PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE DROGAS NO DIA 17 DE JULHO


08/07/2010

O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove no dia 17 de julho o “Seminário sobre Drogas”. O evento será realizado no Salão Nobre da seccional paulista da Ordem (Praça da Sé, 385 – 1º andar), e terá na abertura a participação do advogado Umberto Luiz Borges D’Urso, diretor cultural da OAB SP e ex-presidente do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo.

A programação traz seis palestras que vão abordar diversos aspectos que envolvem o debate sobre as drogas, como políticas públicas, saúde e tráfico.
 
A primeira será “Políticas Públicas sobre Drogas e Álcool na Cidade de São Paulo – Ações Desenvolvidas pelo Comuda e pela CDR”. O expositor é o presidente do Comuda (Conselho Municipal de Políticas de Drogas e Álcool de São Paulo), José Florentino dos Santos Filho.
 
Em seguida, o assunto é “20 Anos de Crack: Características, Cultura de Uso e Influência do Tráfico”, em palestra da professora Solange Nappo, do Departamento de Ciências Biológicas e da pós-graduação em Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID).
 
O psiquiatra forense Guido Arturo Palompa aborda a “Cracolândia: uma Solução não Utópica”. Palompa é membro da Academia de Medicina de São Paulo, perito habilitado nos tribunais judiciários paulistas e ex-chefe do Antigo Manicômio Judiciário.
 
“Prevenção e Repressão às Drogas” é a próxima palestra, que será ministrada pelo delegado de polícia divisionário Reinaldo Corrêa, da Divisão de Prevenção e Educação (DIPE) do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (DENARC), e pelo delegado Paulo Pereira de Paula, do DENARC.
 
Na sequência, o assunto é “O Usuário de Drogas e o Sistema Único de Assistência Social – SUAS”, com o advogado, professor de Direito Penal e mestre em Direito Político e Econômico, Evandro Fabiani Capano.
 
A última palestra será sobre “Divergências Morais nas Políticas Públicas em Álcool e Drogas”, proferida pelo presidente do Conselho Estadual sobre Drogas (Coned-SP), Mauro Gomes Aranha de Lima.
 
As inscrições devem ser feitas mediante a doação de uma lata ou de um pacote de leite integral em pó 400 g, pessoalmente, na sede da OAB SP (Praça da Sé, 385 – térreo) ou pelo site www.oabsp.org.br.