CONGRESSO JURÍDICO-ESPÍRITA


13/08/2010

A Associação Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo promove o I Conjuresp – Congresso Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo, que terá como tema “Ética, Justiça e Espiritismo”, nos dias 22 e 23 de outubro, nas Faculdades COC (Rua Abrahão Issa Halack, 980 - Ribeirânia, Ribeirão Preto).

O evento terá início no dia 22, às 17h, com uma recepção. Às 19 horas, com a palestra “Sensibilidade e intuição como instrumentos contemporâneos do operador de Direito”, ministrada pelo advogado Joaquim Mentor de Souza Couto Júnior.

No dia 23, das 8h às 9h30 será debatido o tema “Relações afetivas e o compromisso da Justiça: o paradigma da atuação espírita”. A primeira palestra será “Conflitos familiares: visão prática sobre a fase pré-processual”, com o advogado Hélio Ribeiro Loureiro. Em seguida, Paulo César Gentile, juiz de Direito da Vara da Infância e da Juventude de Ribeirão Preto, será o palestrante em “Relação pai e filho: afetividade como valor jurídico e atributo espiritual”. A última palestra sobre o tema será Papel das partes e do juiz na audiência de tentativa de conciliação”, com Mônica Senise Ferreira de Camargo, juíza de Direito em São Paulo.

Entre 10h e 12h, “Filosofia do Direito, Filosofia Espírita e Ética” é o tema debatido emA Filosofia do Direito e a Filosofia Espírita”, com palestra de Alysson Leandro Mascaro, advogado e professor da USP. Paulo César Scanavez, juiz de Direito em São Paulo, proferira a palestra “O compromisso ético do operador do direito”.

Das14h às 15h30, o tema discutido será “Ética e a realidade social”, que terá o promotor Augusto Rossini falando sobre Sensibilidade, ética e compromisso social”; Fábio de Souza Silva, juiz federal, discorrendo sobre “Providência Divina e Previdência Privada”; e o promotor Raul de Mello Franco Júnior ministrando palestra sobre “Ética e Política”.

Entre 16h e 16h30, o tema será “Justiça, Espiritismo e Movimento Espírita”. Ricardo Silva, assessor do Superior Tribunal de Justiça e assessor jurídico da Federação Espírita Brasileira, será o palestrante em “A contribuição do operador do direito no centro espírita e no trabalho federativo”.

O juiz de Direito Haroldo Dutra Dias falará sobre “Justiça e direito na obra de Chico Xavier (Emmanuel)” e, às 17h30, será feito o encerramento do evento.

Informações no site www.ajesaopaulo.com.br.